Coronavírus

Volkswagen quer usar impressoras 3D para produzir ventiladores

Tal como a SEAT, também a Volkswagen quer ajudar na missão de produzir ventiladores para fazer face à pandemia em curso. A ideia da marca alemã passa por recorrer à tecnologia de impressão 3D.

Ao mesmo tempo que tem muitas das suas fábricas paradas, a Volkswagen quer produzir ventiladores para ajudar no combate ao coronavírus.

A ideia da marca alemã passa por aproveitar as mais de 125 impressoras 3D industriais que possui para produzir ventiladores.

Para já, a Volkswagen está ainda a testar materiais e redes de fornecimento, no entanto, um porta-voz da marca alemã já afirmou: “a produção de equipamento médico é uma novidade para nós. No entanto, assim que compreendamos os requisitos e recebamos os desenhos das peças a fabricar, podemos começar”.

VÊ TAMBÉM: Objetivo: produzir mais ventiladores. Indústria automóvel responde ao pedido de auxílio

O mesmo porta-voz adiantou ainda que a construtora alemã está em contacto próximo com diversos governos por forma a averiguar as necessidades. Ao mesmo tempo, informou também que “alguns protótipos de componentes já foram impressos em 3D em instalações da Skoda”.

Volkswagen impressoras 3D
As impressoras industriais 3D da Volkswagen.

Outras marcas do grupo prontas a ajudar

Enquanto a Volkswagen quer produzir ventiladores com impressoras 3D e a SEAT procura soluções criativas para responder à elevada procura de ventiladores, e as marcas mais exclusivas do Grupo Volkswagen também mostram-se prontas a ajudar neste “esforço de guerra”.

Da parte da Bentley, o CEO Adrian Hallmark afirmou à Reuters: “Sempre que foi preciso estivemos à altura do desafio e tenho a certeza de que o mesmo se aplicará à produção de ventiladores… basta dizerem-nos o que é preciso produzir e darem-nos a oportunidade de o fazer”.

VÊ TAMBÉM: Porsche AG bate todos os recordes em 2019: vendas, receita e resultado operacional

Tal como a Bentley, também a Porsche afirmou que pretende ajudar. A confirmação foi feita pelo CEO da marca de Estugarda, Oliver Blume, que afirmou: “estamos a reunir ideias acerca do que podemos fazer em termos de ajuda humanitária”.

Fonte: Automotive News Europe


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabes responder a esta?
Qual era a potência do Volkswagen Passat W8?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Lembras-te deste? Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W

Mais artigos em Notícias