Notícias A SEAT está a fazer ventiladores com… um motor de um limpa para-brisas

Coronavírus

A SEAT está a fazer ventiladores com… um motor de um limpa para-brisas

Tal como outras marcas, também a SEAT está empenhada na luta contra o coronavírus. Prova disso é este ventilador feito com o motor de um limpa para-brisas.

SEAT Leon FR

Numa altura em que a indústria automóvel respondeu ao pedido de auxílio para produzir mais ventiladores, a SEAT levou à letra a máxima “improvise, adapt, overcome” (improvisa, adapta, supera) e criou um ventilador feito com o motor de um limpa para-brisas.

Este ventilador resulta do esforço conjunto de três empresas da Zona Franca de Barcelona: a SEAT, a HP e a Leitat.

Ainda em fase experimental, este protótipo de um ventilador feito com o motor de um limpa para-brisas conta ainda com várias peças produzidas com recurso à tecnologia de impressão 3D.

VÊ TAMBÉM: Oficina no Porto dá o exemplo. “Apenas damos assistência a viaturas de emergência”

A união faz a força

Num comunicado oficial, o Consórcio da Zona Franca de Barcelona (CZFB) do qual fazem parte a SEAT, a HP e a Leitat, colocou à disposição das autoridades de saúde não só as suas instalações como os seus conhecimentos tecnológicos e os seus funcionários.

O objetivo passa por dar resposta às necessidades que possam surgir na luta contra o coronavírus através da sua capacidade produtiva.

No mesmo comunicado lê-se que o consórcio está a trabalhar em plena coordenação de meios para criar projetos como, por exemplo, o deste ventilador feito com o motor de um limpa para-brisas.

Para além disto, o consórcio disponibiliza ainda as suas capacidades produtivas a empresas e empreendedores que tenham ideias ou projetos de impressão 3D que possam ajudar no combate contra o coronavírus.

Fonte: Car and Driver.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 1400. Este foi o primeiro automóvel da marca espanhola