Notícias Como seria um SM do séc. XXI? A DS Automobiles quer a tua ajuda para escolher um design

Design

Como seria um SM do séc. XXI? A DS Automobiles quer a tua ajuda para escolher um design

O Citroën SM comemora este ano o seu 50º aniversário e a DS quer ajuda para escolher o design daquele que seria o "SM 2020" de entre seis propostas.

Citroën SM

Inspirado no espírito vanguardista do Citroën SM original, a DS Automobiles e o DS Design Studio Paris decidiram imaginar como seria o “SM 2020” no ano em que se comemoram 50 anos do lançamento do modelo original.

Para o fazer, a DS Automobiles está a apresentar desde ontem (10 de março) seis propostas de design e pretende que sejas tu a votar nos teus favoritos.

A votação realiza-se em formato de “duelo” e realiza-se nas contas de Facebook, Twitter e Instagram da DS Automobiles. Os desenhos vencedores de cada duelo vão depois concorrer numa segunda fase do concurso na qual vai ser decisiva a sua partilha nas redes sociais.

VÊ TAMBÉM: Fomos a Paris ver o pequeno e elétrico Citroën Ami. Será este o futuro dos citadinos?

Quem ajudar a DS a escolher o design do “SM 2020” vai ainda ter a oportunidade de ganhar uma litografia desenhada e assinada pelo criador da proposta vencedora. Quanto ao programa da votação, deixamo-lo aqui:

  • Quinta-feira, dia 12 de março, a partir das 13h00
  • Sábado, 14 de março, a partir das 13h00
  • Fase final a partir de segunda-feira, dia 16 de março

O Citroën SM

Lançado em 1970, o Citroën SM resulta de uma era em que a marca francesa era proprietária da Maserati e combinava um estilo vanguardista típico dos Citroën da altura, com um motor V6 do construtor italiano — curiosamente, graças à fusão PSA/FCA os destinos das duas marcas vão voltar a cruzar-se…

O resultado final foi um carro bastante avançado para a sua época, mas que em nada veio ajudar uma já de si débil condição financeira da Citroën. Com a falência da marca Citroën em 1974 e a sua integração no Grupo PSA, o SM seria descontinuado em 1974 sem deixar sucessor, mas deixou muitas saudades e uma generosa legião de fãs.

VÊ TAMBÉM: C5 Aircross Hybrid. Já sabemos quanto custa o primeiro híbrido plug-in da Citroën

Agora, 50 anos depois do seu lançamento, a DS quer reimaginá-lo sob a forma do “SM 2020” e até propõe aos fãs da marca que partilhem as suas próprias criações nas redes sociais usando as referências “@DS_Official” e “#SM2020”.

Sabe esta resposta?
Qual era a velocidade máxima do Citroën BX 4TC?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer