Arranque a Frio

Veyron no banco de potência. Terá cavalos escondidos?

Os 1001 cv anunciados pelo Bugatti Veyron impõe respeito. Mas será que o hiperdeposrtivo tem mais alguns escondidos? O banco de potência responde.

Com 1001 cv e 1250 Nm extraídos de um W16 com 8.0 l de capacidade, ainda hoje o Bugatti Veyron é um dos carros de produção mais potentes de sempre, afirmando-se como um atestado da “teimosia” do icónico Ferdinand Piëch.

Até hoje, não tínhamos visto ninguém colocar em causa os valores de potência apresentados pelo Veyron, com a maioria a assumir que o valor declarado seria o real. No entanto, a equipa da Royalty Exotic Cars acredita que o hiperdesportivo da Bugatti tem alguns cavalos escondidos e por isso levou-o a um banco de potência.

No final de três testes, o Veyron registou uma potência à roda de 897 cv e um binário de 1232 Nm (a potência que chega às rodas é sempre inferior à produzida pelo motor devido às perdas de transmissão).

Tendo em conta que, segundo a equipa que testou o Veyron, as perdas de potência na transmissão correspondem a 20%, basta fazer rapidamente as contas para descobrir que o motor do Bugatti Veyron testado (que se encontrava de série) produz uns impressionantes e saudáveis 1076 cv e 1479 Nm de binário, bem mais do que os valores anunciados.

A NÃO PERDER: Quanto custa a manutenção de um Bugatti Veyron?

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
Qual é a potência do Bugatti EB 110 SS?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Unicórnio. Este (raríssimo) Bugatti EB 110 SS está à venda

Mais artigos em Notícias