CES 2020

FCA Airflow Vision Concept. Será este o futuro da Chrysler?

Descrito como "a próxima geração do transporte premium", o FCA Airflow Vision Concept antecipa o futuro da Chrysler recorrendo a um nome do passado.

Revelado no CES 2020, o FCA Airflow Vision Concept surge como uma “janela” para o futuro da Chrysler, cuja gama neste momento conta com apenas três modelos: dois monovolumes (a Pacifica e a Voyager) e ainda o vetusto 300.

Quanto ao nome, este protótipo com o qual a FCA afirma prever “a próxima geração do transporte premium”, foi buscá-lo ao passado da Chrysler. Airflow foi o nome dado a um avançado modelo da marca norte-americana na década de 1930, que se destacava pelas suas linhas aerodinâmicas (com muito menos resistência) e outra inovações.

Já a base é a mesma da Chrysler Pacifica PHEV, razão pela qual o protótipo da FCA se apresenta com um interior bastante espaçoso. Ainda no interior, destaca-se o visual minimalista com apontamentos em cor cobre, e os acabamentos em pele e camurça.

VÊ TAMBÉM: Estradas mais seguras com tecnologia 5G? A SEAT acredita que sim

Por lá, a FCA decidiu ainda oferecer vários ecrãs táteis se estendem ao longo de todo o tablier. Estes ecrãs permitem controlar o sistema de infotainment e a climatização e a informação que neles aparece não só é personalizável como, segundo a FCA, pode ser partilhada com todos os passageiros.

VÊ TAMBÉM: Kangoo, és tu? Renault renova a gama de comerciais e revela dois protótipos

Base MPV, formato crossover

Apesar de recorrer à plataforma da Chrysler Pacifica PHEV, o FCA Airflow Vision Concept apresenta-se com um visual bem mais próximo de um crossover do que do MPV que lhe serve de base.

Ao contrário do que acontece no interior (onde algumas soluções parecem prontas a serem produzidas), o exterior do Airflow Vision Concept revelado no CES, não poderia estar mais longe da linha de produção, como se de um esboço se tratasse — compare-se com o aspeto de “carro de produção” do Sony Vision-S.

VÊ TAMBÉM: Woven City, a cidade do futuro que a Toyota apresentou no CES
FCA Airflow Vision Concept

As rodas surgem como parte integrante da carroçaria, algo impraticável. Para além disso, uma rápida observação da lateral do protótipo da FCA revela-nos que o acesso aos bancos dianteiros e traseiros é feito através de uma porta única que, a julgar pelas imagens, não se sabe muito bem para onde vai quando é aberta.

VÊ TAMBÉM: Nada está a salvo. Skoda Tudor, o protótipo que até seria roubado
FCA Airflow Vision Concept

Minimalista, na dianteira conta com dois pequenos faróis dianteiros que surgem por cima de uma “lâmina” cromada que atravessa toda a dianteira do Airflow Vision Concept. Já na traseira, o maior destaque são os farolins que se estendem ao longo de toda a secção traseira.

VÊ TAMBÉM: As Aero Wheels do Tesla Model 3 permitem aumentar realmente a autonomia?

Por fim no que diz respeito a dados técnicos, a FCA não divulgou quaisquer informações, tal como não revelou se planeia algum dia produzir um modelo baseado no Airflow Vision Concept.

Sabes responder a esta?
Em que ano é que o Volkswagen Eos recebeu um restyling?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Lembras-te quando as capotas metálicas eram a “última bolacha do pacote”?

Mais artigos em Notícias