Notícias E a cidade portuguesa com mais tráfego em 2019 foi…

Parado no trânsito

E a cidade portuguesa com mais tráfego em 2019 foi…

De acordo com os dados recolhidos pela Tom Tom, Lisboa mantém-se como a cidade com mais tráfego em Portugal e da Península Ibérica também.

Radar Lisboa 2018

Todos os anos a Tom Tom elabora um ranking mundial das cidades mais congestionadas, e 2019 não foi exceção. Para o elaborar, a empresa recorre aos dados reais dos seus utilizadores, e é lá que descobrimos que Lisboa mantém-se “de pedra e cal” como a cidade com mais tráfego em Portugal — estatuto que mantém há largos anos.

Não é só a cidade mais congestionada de Portugal, como consegue ser a cidade com mais tráfego em toda a Península Ibérica, ou seja, o tráfego é pior do que em cidades como Madrid ou Barcelona, de maior dimensão que a capital do nosso país.

O ranking definido pela Tom Tom revela um valor percentual, ao qual equivale à quantidade de tempo a mais de viagem que os motoristas têm de efetuar por ano — Lisboa ao apresentar um nível de congestionamento de 33% significa que, em média, o tempo de viagem será 33% superior ao previsto em condições sem tráfego.

EM 2018 FOI ASSIM: E a cidade portuguesa com mais trânsito é…
Dados reais
Os dados recolhidos provém dos próprios utilizadores dos sistemas da Tom Tom, logo, os tempos de viagem sem tráfego que servem de referência não têm em conta os limites de velocidade, mas sim o tempo que os motoristas realmente gastaram a fazer uma determinada viagem.

Os 33% registados como nível de congestionamento em Lisboa em 2019, apesar de não ser muito elevado quando comparado com outras metrópoles mundiais, também não são boas notícias, pois é 1% mais em relação ao ano transato — o tráfego está a piorar… Apesar do aumento verificado, a sua posição à geral até melhorou, caindo do 77º lugar para o 81º lugar (aqui quanto mais no fundo da tabela estivermos, melhor).

Os 33% registados traduzem-se ainda em 43 minutos passados diariamente no meio do tráfego pelos lisboetas, totalizando 158 horas por ano.

Infelizmente, Lisboa não foi a única cidade portuguesa a ver o seu tráfego aumentar de 2018 para 2019. A cidade do Porto viu o seu nível de congestionamento subir de 28% para 31%, o que a fez subir 13 lugares no ranking mundial — está agora em 108º lugar.

Fiquem com as cinco cidades com mais tráfego em Portugal, ou seja, aquelas que a Tom Tom possui dados:

Pos. Mundial Variação 2018 Cidade Nível de congestionamento Variação 2018
81 -4 Lisboa 32% +1%
108 +13 Porto 31% +3%
334 +8 Braga 18% +2%
351 -15 Funchal 17% +1%
375 -4 Coimbra 15% +1%
VÊ TAMBÉM: UE. Estes sistemas de segurança vão passar a ser obrigatórios a partir de 2021

E no resto do mundo?

Neste ranking da Tom Tom estão contempladas 416 cidades em 57 países. Em 2019, de acordo com este índice da Tom Tom, 239 cidades no mundo viram o seu tráfego piorar, tendo reduzido apenas em 63 cidades.

Entre as cinco cidades mais congestionadas a nível, três das cidades pertencem à Índia, uma posição nada invejável:

  • Bengaluru, Índia — 71%, #1
  • Manila, Filipinas — 71%, #2
  • Bogotá, Colômbia — 68%, #3
  • Mumbai, Índia — 65%, #4
  • Pune, Índia — 59%, #5

Entre as cinco cidades com menos tráfego a nível mundial, quatro são nos Estados Unidos da América: Dayton, Syracuse, Akron e Greensboro-High Point. Cadiz, em Espanha, é a cidade em falta no quinteto, ocupando a penúltima posição do ranking com um nível de congestionamento de apenas 10%, o mesmo verificado nas cidades norte-americanas, exceto numa.

Greensboro-High Point, com um nível de congestionamento de 9%, foi a cidade menos congestionada no planeta, de acordo com os dados da Tom Tom.