Notícias Opel Astra 2020 já chegou a Portugal. Preços e equipamento

Lançamentos

Opel Astra 2020 já chegou a Portugal. Preços e equipamento

É com ambições renovadas que o Opel Astra 2020 chega a Portugal. Não parece, mas as mudanças operadas neste familiar compacto são mais extensas do que o facelift deixa adivinhar.

Opel Astra 2020 Portugal

Novos motores, mais tecnologia e maior eficiência. São estas as premissas do renovado Opel Astra 2020 (geração K) que chega agora a Portugal.

Os preços começam nos 24 690 euros — para o Astra de cinco portas 1.2 Turbo — e 25 640 euros para a versão carrinha Astra Sports Tourer com o mesmo motor e nível de equipamento. As versões a gasóleo surgem com preços a partir de 28 190 euros — para o Astra de cinco portas 1.5 Turbo D.

Em termos estéticos, as mudanças são muito ténues, mas permitem ao Opel Astra 2020 atualizar-se face à concorrência. No interior, as novidades seguem a mesma filosofia de continuidade. Em termos de equipamento, a gama Opel Astra 2020 contempla agora três níveis: Business Edition, GS Line e Ultimate.

VÊ TAMBÉM: O Opel Insignia renovou-se. Consegues detetar as diferenças?
Opel Astra 2020 Portugal
Este é o interior da versão Ultimate (topo de gama) do Opel Astra 2020.

A boa notícia é que, independentemente do nível de equipamento escolhido, todos os Opel Astra 2020 estão equipados com sensores de luz/chuva, vidros elétricos, fecho centralizado, ar condicionado, rádio IntelliLink Multimedia compatível com Apple CarPlay e Android Auto, cruise control, sensores de estacionamento, espelhos retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, jantes em liga leve, entre outros.

Ainda no campo das novidades, o Opel Astra 2020 viu o seu chassis ser profundamente revisto, com novos amortecedores, uma direção com nova calibração e um eixo traseiro do tipo paralelogramo de Watt com nova especificação. Vê aqui o nosso primeiro contacto.

Os motores são todos novos

Apesar da Opel agora pertencer ao Grupo PSA, as motorizações do Opel Astra 2020 ainda pertencem à GM. Ou seja, os motores que encontramos no Opel Astra 2020 não são os mesmos que encontramos, por exemplo, no Peugeot 308.

Opel Astra 2020 Portugal
Na traseira, as novidades são bastante ténues.

Assim sendo, os novos motores a gasolina do Opel Astra 2020 têm agora cilindradas de 1.2 e 1.4 l, com 130 cv e 145 cv de potência e valores de binário máximo de 195 a 236 Nm, respetivamente. Registe-se que o novo 1.2 Turbo de 130 cv emite menos 21% de CO2 do que o modelo anterior comparável, para o qual se anunciam agora médias de consumo de 4,3 l/100 km (ciclo NEDC) e 99g/km de CO2.

Os motores turbodiesel do novo Astra afinam pelo mesmo pendor de eficiência dos propulsores a gasolina, anunciado na versão 1.5 Turbo D de 122 cv, com menos de 100 g/km de CO2. Estes motores Diesel de três cilindros, com bloco e cabeça construídos em alumínio e veio de equilíbrio, possuem turbina de geometria variável e os mais recentes sistemas de tratamento de gases de escape. Para este motor Diesel, a Opel anuncia médias de 3,5 l/100 km  e 92g/km de CO2 (NEDC).

RELACIONADO: O Opel Grandland X já chegou a Portugal. Estes são os preços

Motorizações que brevemente teremos oportunidade de testar com maior detalhe aqui na Razão Automóvel.

O Opel Astra 2020 em Portugal

José Barata, o novo brand manager da Opel em Portugal, vê no Opel Astra 2020 uma oportunidade para a marca regressar em força a este segmento. “Com o nível de equipamento oferecido e motorizações mais eficientes, o Opel Astra 2020 tem tudo para ser um produto muito forte no segmento”, uma posição que em 2019 esteve comprometida “devido aos níveis de emissões dos motores que agora cessaram funções”, disse este responsável.

A NÃO PERDER: O que fazem tubarões escondidos nos Opel?

Nesta «nova vida» do Opel Astra, as versões destinadas às empresas não foram esquecidas, com preços abaixo da barreira fiscal da tributação autónoma: 25 000 euros. O novo Opel Astra 2020 já está disponível.