Arranque a Frio

Um destes automóveis é de cor preta. Consegues adivinhar qual é?

Arranque a Frio? Nem por isso… Hoje vamos ver como pode ser bem mais quente a carroçaria de um automóvel de cor preta do que outro automóvel de cor branca.

Todos sabemos que cores escuras, ao absorver mais luz, geram mais calor. Nos automóveis não é diferente — um automóvel de cor preta vai ser sempre mais quente que um automóvel de cor branca quando exposto ao sol.

Mas quanto mais quente? O canal de YouTube MikesCarInfo foi esclarecedor. O seu autor, equipado com uma câmara térmica, teve oportunidade de verificar essa diferença, medindo a temperatura sobre o capot a vários Toyota Highlander, de diferentes cores — do branco ao preto —, parados ao sol.

Era de esperar que o preto fosse mais quente, mas o que impressiona foi o por quanto: 44 ºC medidos no automóvel de cor branca, 71 ºC no automóvel de cor preta, ou seja, expressivos 27 ºC de diferença.

Além dos extremos, o youtuber verificou ainda a temperatura em dois Highlander cinzentos, um mais claro e outro mais escuro, com os resultados óbvios, 54 ºC e 63 ºC, respetivamente. Não deixa margem para dúvidas, quanto mais escura for a cor, mais quente será a superfície que reveste.

VÊ TAMBÉM: Este BMW X6 não engana. Preto mais preto não há

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
O BMW Z4 M40i está equipado com um motor de…
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

BMW Z4 M40i (340 cv) em vídeo. Melhor que o Boxster, diferente do Supra?

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos