Notícias Ecurie Ecosse LM69. Um protótipo de Le Mans da década de 60 «road-legal»

Apresentação

Ecurie Ecosse LM69. Um protótipo de Le Mans da década de 60 «road-legal»

Com uma produção limitada a apenas 25 unidades, o Ecurie Ecosse LM69 é um protótipo de Le Mans da década de 60 autorizado a andar na estrada.

Ecurie Ecosse LM69

Nascido em 1966 com o intuito de competir em Le Mans, o Jaguar XJ13 viu uma alteração nos regulamentos evitar que chegasse a fazer aquilo para que nasceu: correr. Agora, 53 anos depois do surgimento do XJ13, a renascida equipa/empresa britânica Ecurie Ecosse decidiu inspirar-se neste e criar o LM69.

De acordo com a Autocar, a Ecurie Ecosse afirma que o LM69 foi construído como se a equipa tivesse recuperado o protótipo do XJ13 para alinhar à partida das 24 Horas de Le Mans de 1969. No entanto, ao contrário do XJ13, do qual só foi construído um exemplar, ao todo serão produzidas 25 unidades do LM69.

Tal como acontecia com o exemplar da Jaguar, também o Ecurie Ecosse LM69 recorre a um motor V12 montado em posição central. Para já ainda não há dados relativos à potência, no entanto, tendo em conta que o XJ13 oferecia cerca de 509 cv, o mais provável é que o LM69, no mínimo, iguale este valor.

VÊ TAMBÉM: Estes são os 5 Porsche mais caros de sempre
Ecurie Ecosse LM69
Parece um clássico mas não é, o LM69 nasceu em 2019 e é road-legal.

Inspirado no XJ13 mas não igual

Apesar de a (forte) inspiração no Jaguar XJ13 ser evidente, o LM69 não é uma cópia do exemplar único que em 1971 se viu envolvido num acidente que obrigou à sua total reconstrução. Para começar, ao contrário do XJ13, que era descapotável, o modelo da Ecurie Ecosse recebeu um teto fixo.

Para além disso, o LM69 conta ainda com uma proeminente asa traseira e pequenos “winglets” na dianteira para uma superior aerodinâmica. Ainda assim, as formas gerais mantêm-se bastante fiéis às do protótipo da Jaguar. Mais interessante ainda, os engenheiros da Ecurie Ecosse não adicionaram nenhuma tecnologia ou recursos de design pós-1969.

VÊ TAMBÉM: 7 automóveis que receberam motores de Fórmula 1
Jaguar XJ13
O Jaguar XJ13 serviu de inspiração ao LM69 e as parecenças são evidentes.

Face ao modelo original, o LM69 recebeu ainda pneus mais largos, modificações ao nível do motor e vários painéis produzidos com recurso a materiais compósitos. Com apresentação marcada para o Concours of Elegance de Londres, em setembro, ainda não se sabe quanto irá custar o Ecurie Ecosse LM69.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Alfa Romeo 156 GTA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 156 GTA é uma sinfonia italiana
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Alfa Romeo 156 GTA é uma sinfonia italiana