Notícias Hyundai Kauai Hybrid. Gasolina, gasóleo, elétrico… Só faltava mesmo o híbrido

Apresentação

Hyundai Kauai Hybrid. Gasolina, gasóleo, elétrico… Só faltava mesmo o híbrido

O Hyundai Kauai Hybrid completa a lista de opções motrizes disponíveis na crescente e diversificada gama do compacto crossover coreano.

Hyundai Kauai Hybrid

O bem sucedido Hyundai Kauai — mais de 120 mil unidades vendidas desde que foi lançado no continente europeu em outubro de 2017 — parece não querer perder o ritmo no que toca a novas variantes.

Assim, depois dos motores a gasolina e gasóleo, vimos o ano passado chegar o Kauai Electric, a variante 100% elétrica do modelo, capaz de até 449 km (WLTP) de autonomia elétrica — é também (por enquanto) o Kauai mais rápido nos 0 aos 100 km/h, cumprindo-os em apenas 7,6s, cortesia dos 204 cv e 395 Nm —, e agora chega uma nova variante, o Kauai Hybrid.

Tal como o nome indica, o Hyundai Kauai Hybrid é uma variante híbrida do compacto crossover. Este híbrido (não plug-in) recorre a um motor a gasolina, o 1.6 GDI de 105 cv e 147 Nm, e a um motor elétrico de 43,5 cv (32 kW) e 170 Nm (números ainda carecem de certificação final).

VÊ TAMBÉM: Já foram vendidos mais de 100 Hyundai Kauai Electric em Portugal

Combinando os dois tipos de propulsão, obtemos um total de 141 cv e 265 Nm, a que se junta uma bateria de polímeros de iões de lítio de 1,56 kWh. A transmissão é às rodas dianteiras via uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h é conseguida em 11,2s, que sobe para 11,6s caso optemos pelas jantes de 18″ em vez das 16″ que vêm de série — as jantes de 18″ são acompanhadas de pneus mais largos, 225 mm contra os 205 mm que vêm com as de 16″.

Hyundai Kauai Hybrid

Diferenças que também encontramos nos consumos e emissões de CO2 oficiais — valores anunciados de acordo com o desatualizado ciclo NEDC, em vez do WLTP em vigor —, com a marca a anunciar 3,9 l/100 km (16″) e 4,3 l/100 km (18″), e emissões de 90 g/km (16″) e 99 g/km (18″).

Há mais novidades… opcionais

O Hyundai Kauai Hybrid trouxe com ele não só a novidade de um grupo motriz, como também uma lista de equipamento reforçada… sobretudo opcional. Entre os destaques está a possibilidade de optar pelo Blue Link, um sistema de veículo conectado que permite através de uma app, trancar ou destrancar o crossover.

Hyundai Kauai Hybrid

Também podemos optar pelo AVN (sistema Audio Video Navigation), que disponibiliza informação diversa no também opcional ecrã tátil de 10,25″ (7″ de série), trazendo com ele um sistema de reconhecimento de voz em seis línguas baseado na Cloud e apenas possível de obter com o Blue Link.

Ainda no campo dos serviços disponíveis, o Hyundai Kauai Hybrid disponibiliza o Hyundai LIVE Services, disponível quando optamos pelo sistema de navegação, sendo a subscrição grátis nos primeiros cinco anos. Entre as funcionalidades disponíveis temos informação atualizada sobre meteorologia, tráfego, alertas de câmaras de velocidade, estações de serviço mais próximas, parqueamento, POI (Points of Interest), entre outros…

Também o carregamento do telemóvel pode ser sem fios, mais uma vez, disponível como opção.

ECO-Driving Assist System

Caso optemos pelo sistema AVN, que vem com o ecrã de 10,25″, uma das funcionalidades presentes é o ECO-DAS, ou ECO-Driving Assist System, ou seja, um assistente para nos ajudar a poupar o máximo de combustível possível.

Recorrendo à informação do sistema de navegação, este sistema assume funções preditivas, como indicar-nos quando desacelerar, minimizando o recurso aos travões (por exemplo, em aproximação a uma rotunda); ou efetuar uma gestão otimizada da carga/descarga da bateria, dependendo de variáveis como subidas/descidas no percurso e carga na bateria.

VÊ TAMBÉM: Desportivo “mid-engine” da Hyundai a caminho, agora com a Rimac a bordo

Mais distinto

Para distinguir o Hyundai Kauai Hybrid dos restantes Kauai, este recebe a sua própria configuração cromática no interior, com a cor branca a acentuar vários pormenores, como as saídas de ventilação ou a base do manípulo da caixa de velocidades; o preto brilhante a ser o tom escolhido para os puxadores das portas, braço do volante; e o cinzento a ser o tom para o forro do teto.

Hyundai Kauai Hybrid

Por fora, o Hyundai Kauai Hybrid distingue-se pela carroçaria bi-tom, Blue Lagoon (azul) com teto preto, mas existem até 26 combinações cromáticas. As jantes de 16″ ou em opção 18″, apresentam também um desenho único nesta versão.

Ainda não dispomos de informação de quando é que o Hyundai Kauai Hybrid chegará a Portugal ou preços, mas as previsões apontam para que agosto seja o mês em que chegue ao mercado europeu.

Hyundai Kauai Hybrid
Sabe esta resposta?
O Hyundai i30 N vem com um motor…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já conduzi o FWD de que toda a gente fala, o novo Hyundai i30 N