Notícias el-Born. SEAT em modo elétrico no Salão de Genebra

Salão de Genebra 2019

el-Born. SEAT em modo elétrico no Salão de Genebra

Desenvolvido com base na plataforma MEB, o SEAT el-Born é o primeiro passo da marca espanhola na eletrificação da sua gama.

SEAT el-Born
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

A SEAT está apostada em eletrificar a sua gama e a prová-lo está o protótipo el-Born que a marca levou até ao Salão de Genebra 2019. Apresentado na Media Night do Grupo Volkswagen, o el-Born antecipa o primeiro automóvel elétrico da SEAT, tendo chegada ao mercado prevista para 2020.

A servir de base ao concept-car da SEAT está a plataforma MEB (a mesma usada pelos modelos I.D. da Volkswagen), e a verdade é que, apesar de ainda se tratar de um protótipo, não se pode dizer que o el-Born esteja ainda muito longe daquelas que deverão ser as formas finais do primeiro elétrico da SEAT.

Assim, destacam-se no exterior as preocupações aerodinâmicas que se traduzem, entre outros detalhes, na adoção de jantes de 20” com um desenho em “turbina”. Já no interior, o visual é já bem próximo do de um veículo de produção, destacando-se o ecrã de infotainment de 10”.

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui
SEAT el-Born
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

As prestações não foram esquecidas

Com 150 kW (204 cv) de potência, o el-Born cumpre os 0 aos 100 km/h em apenas 7,5s. Quanto à autonomia, a SEAT anuncia um valor na casa dos 420 km, graças a uma bateria com 62 kWh de capacidade.

SEAT el-Born
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

A SEAT anuncia que é possível carregar até 80% da bateria em apenas 47 minutos, bastando para tal recorrer a um super-carregador de 100 kW DC de capacidade. O el-Born conta ainda com tecnologia de condução autónoma de nível 2 que lhe permite controlar a direção, travar e acelerar.

SEAT Minimó também foi a Genebra

Para além do el Born, a SEAT levou ainda ao Salão de Genebra 2019 o seu outro protótipo de um modelo elétrico, o Minimó, um quadriciclo elétrico com apenas 2,5 m de comprimento e 1,2 m de largura e com as baterias (que oferecem 100 km de autonomia) colocadas por baixo do piso.

Graças a este posicionamento, é possível recorrer ao sistema “battery swap” que permite trocar a bateria por outra carregada numa questão de segundos. Projetado para se adaptar às plataformas de mobilidade, o Minimó está ainda preparado para a condução autónoma de nível 4.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o SEAT Ibiza foi eleito Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Ibiza. Vencedor Carro do Ano 1994 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

SEAT Ibiza. Vencedor Carro do Ano 1994 em Portugal