Notícias Ferrari P80/C. Um cliente quis um Ferrari único para circuitos e a marca disse… sim

One-off

Ferrari P80/C. Um cliente quis um Ferrari único para circuitos e a marca disse… sim

Há marcas assim. Um cliente da Ferrari queria um desportivo inspirado nos protótipos dos anos 60 e a Ferrari… fez-lhe a vontade. Este é o novo Ferrari P80/C.

Ferrari P80/C

Destinado apenas às pistas, o Ferrari P80/C é não só o mais recente one-off da marca do Cavallino Rampante como aquele que mais tempo levou a desenvolver. Ao todo foram cerca de quatro anos investidos pela Ferrari neste projeto único — iniciou-se em 2015.

Desenvolvido com base no 488 GT3, o Ferrari P80/C é o resultado do pedido específico de um cliente da Ferrari. Inspirado nos protótipos de competição da década de 60 como os 330 P3 e P4, Dino 206 S e 250 LM, o P80/C foi completamente produzido em fibra de carbono, apresentando-se, como não podia deixar de ser, pintado de vermelho.

Ao contrário de outros one-off da Ferrari, o P80/C não consiste numa reinterpretação estilística de nenhum modelo atual da marca, mas sim um modelo 100% dedicado às pistas. Isto influenciou a escolha do 488 GT3 como base, pois graças à sua maior distância entre eixos em relação ao 488 GTB (cerca de 50 mm), ofereceu mais espaço à equipa de design para trabalhar.

VÊ TAMBÉM: O novo “Lancia” Stratos chegou a Genebra com uma… caixa manual
Ferrari P80/C

Não ter de cumprir regras ajuda

Um dos fatores que mais ajudou os designers responsáveis por projetar o P80/C foi o facto de este não ter de cumprir os vários parâmetros e regras exigidos a um carro homologado para circular na via pública.

Ferrari P80/C

Assim, o Ferrari P80/C pôde apresentar uma frente muito baixa em forma de cunha na qual salta à vista o splitter. Alvo de um atento e cuidado trabalho aerodinâmico, o P80/C apresenta uma conduta em S no capot dianteiro que permite gerir o fluxo de ar e ainda uma enorme entrada de ar imediatamente atrás da porta. Já na traseira, destaque para a enorme asa e para o difusor.

VÊ TAMBÉM: Glórias do Passado. Fiat Coupé 2.0 20v Turbo, o fim da linhagem
Ferrari P80/C
Pode não parecer, mas o P80/C tem faróis.

Como seria de esperar, a Ferrari não divulgou o valor do P80/C (como é aliás norma da marca no que diz respeito aos seus one-off). Seja como for, tendo em conta o tempo que levou a desenvolver, somos levados a acreditar que o novo dono do Ferrari P80/C deve ter bolsos (muito) fundos.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer