Testes TESTÁMOS o Volvo S60 Recce do Colin McRae

Exclusivo RA

TESTÁMOS o Volvo S60 Recce do Colin McRae

O Volvo S60 Recce que pertenceu a Colin McRae agora está em Portugal. Testámos aquele que é, muito provavelmente, o carro mais resistente da história do Mundial de Ralis.

Volvo S60 Recce
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

A realidade supera sempre a ficção. Sempre. Jamais poderíamos imaginar (ou planear) que graças a um artigo da Razão Automóvel, o Volvo S60 Recce que pertenceu a Colin McRae viria para Portugal.

Foi exatamente isso que aconteceu. Manuel Ramoa, um assíduo leitor da Razão Automóvel e verdadeiro apaixonado pela Volvo, ao ler a nossa história decidiu comprar o carro que um dia pertenceu a uma das maiores lendas do automobilismo: Colin McRae.

Para os que só agora chegaram à Razão Automóvel e perderam os capítulos iniciais desta verdadeira saga, vale a pena dar uma vista de olhos no artigo abaixo para entenderem todo o contexto.

ESPECIAL RA: O Volvo S60 ex-Colin McRae agora é de um português

Mais de um ano depois, regressamos a esta história para o seu derradeiro final. Testámos finalmente o Volvo S60 Recce:

Para nossa surpresa, mesmo após tantos anos ao serviço dos mais talentosos «terroristas» do WRC, o Volvo S60 Recce que agora pertence a Manuel Ramoa, apresenta uma saúde mecânica que não deixa adivinhar tudo o que este modelo sofreu nos últimos 18 anos.

E nós também não lhe facilitámos a vida…

Volvo S60 Recce
© Thomas Van Esveld / Razão Automóvel

O motor, apesar de não ser um poço de potência, tem vitalidade mais que suficiente para dar ânimo a um conjunto que supera largamente a tonelada e meia.

Por dentro, apesar das modificações necessárias para os reconhecimentos das etapas de ralis, a M-Sport manteve a maioria do componentes de origem. Tudo 100% funcional.

Filipe Abreu a preparar setup filmagem
© Thomas Van Esveld / Razão Automóvel

Em termos dinâmicos, não estava à espera de um carro tão ágil.

TÊM DE VER: Citroën «boca de sapo» foi o vencedor mais invulgar de sempre do Rally de Portugal

Mas de todas estas características, o que mais impressiona é a robustez do chassis. 18 anos de maus tratos e não apresenta qualquer torção. Notável.

Volvo S50 Recce
© Thomas Van Esveld / Razão Automóvel

Ao contrário do Volvo S60 Recce que parece pronto para mais 18 anos de ralis, nós chegámos ao final do dia de filmagens exaustos.

Nem sequer me recordo da viagem de regresso a Lisboa. Inclinei o banco do Volvo XC60 T8 que serviu de apoio às filmagens e só acordei à chegada.

Volvo XC60
© Thomas Van Esveld / Razão Automóvel

Mais quilómetros ainda teve de fazer o Manuel Ramoa, que no dia seguinte foi para Coimbra visitar o proprietário do 2.º Volvo S60 Recce que veio para Portugal. Isso mesmo, há dois Volvo S60 Recce atualmente em Portugal. Segundo me disse o Manuel Ramoa, também tem um histórico invejável.

Obrigado a todos!

Há agradecimentos que temos obrigatoriamente de fazer. Em primeiro lugar ao Manuel Ramoa, um amigo da Razão Automóvel e o feliz proprietário do carro mais resistente da história do Mundial de Ralis. Muito obrigado Manel!

Podem continuar a acompanhá-lo através da página de Facebook Project Challenge.

Guilherme Costa e Manuel Ramoa
Guilherme Costa e Manuel Ramoa. © Thomas Van Esveld / Razão Automóvel

À X-Race, em Odemira, um verdadeiro parque de diversões para os amantes do todo o terreno nas suas mais diversas vertentes. Foram de uma simpatia e de uma disponibilidade insuperável.

Parque X-Race em Odemira
© Thomas Van Esveld / Razão Automóvel

À Volvo Portugal, por terem acarinhado esta história desde o início e terem colocado à nossa disposição os meios necessários para esta produção.

Volvo XC60
© Thomas Van Esveld / Razão Automóvel

O Volvo XC60 T8 portou-se à altura, foi companhia ideal para a viagem até ao litoral alentejano e incansável nas difíceis condições de filmagens. Ah! e desculpem a lama…

Volvo Xc60
© Thomas Van Esveld / Razão Automóvel

E finalmente, não menos importante: um obrigado a si.

Obrigado a si que nos acompanha diariamente em todas as nossas plataformas. Isto é a Razão Automóvel!

Volvo S60 Recce e XC60
© Thomas Van Esveld / Razão Automóvel