Notícias Quem vendeu mais em 2018? O Grupo Volkswagen ou a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi?

Mercado

Quem vendeu mais em 2018? O Grupo Volkswagen ou a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi?

A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi vendeu mais veículos ligeiros em 2018, mas o Grupo Volkswagen lidera quando contabilizamos os veículos pesados.

Na “eterna” luta pelo título de maior construtor mundial, há dois grupos que se têm destacado: a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e o Grupo Volkswagen. Curiosamente, dependendo da perspetiva, ambos se podem intitular como “Número Um” (ou Special One para os fãs de futebol).

Se só tivermos em conta as vendas de veículos de passageiros e comerciais ligeiros a liderança pertence à Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi que, de acordo com os cálculos da Reuters, vendeu cerca de 10,76 milhões de unidades no ano passado, o que representa um crescimento de 1,4% em relação a 2017.

Este valor é composto por 5,65 milhões de unidades vendidas pela Nissan (uma redução de 2,8% em relação a 2017), 3,88 milhões de modelos Renault (um crescimento de 3,2% em relação ao ano anterior) e 1,22 milhões de unidades vendidas pela Mitsubishi (que viu as vendas crescerem 18%).

VÊ TAMBÉM: Maserati é dor de cabeça para Mike Manley, o novo CEO da Fiat Chrysler. Porquê?

Grupo Volkswagen lidera com os pesados

No entanto, se tivermos em conta as vendas de veículos pesados, os números invertem-se e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi perde a liderança. É que incluindo as vendas da MAN e da Scania, o grupo alemão vendeu um total de 10,83 milhões de veículos, valor que corresponde a um crescimento de 0,9% em relação a 2017.

Já contabilizando apenas as vendas de veículos ligeiros, o Grupo Volkswagen fica-se pelas 10,6 milhões de unidades vendidas e com o segundo lugar, atrás da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Entre as marcas de veículos ligeiros do Grupo Volkswagen destacaram-se pela positiva a SEAT, a Skoda e Volkswagen. Já a Audi viu as vendas caírem 3,5% em relação a 2017.

No último lugar do pódio dos construtores mundiais surge a Toyota, que contabilizando as vendas da Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino (a marca destinada a produzir veículos pesados no grupo Toyota) alcançou as 10,59 milhões de unidades vendidas. Contabilizando apenas os veículos ligeiros a Toyota vendeu 10,39 milhões de unidades.

Fontes: Reuters, Automotive News Europe e Car and Driver.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades do Ford Mustang já foram vendidas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Mustang. Ícone americano já vendeu 10 milhões de unidades