Unicórnio

Este Alfa Romeo Giulietta SZ esteve numa cave durante 35 anos

Depois de 35 anos numa cave, este Alfa Romeo Giulietta SZ foi vendido por 567 mil euros. O mais curioso é a razão pela qual esteve tanto tempo escondido.

Imagina este cenário: tens um raro Alfa Romeo Giulietta SZ e costumas guardá-lo numa cave para onde o transportas através de um elevador. Certo dia, esse elevador avaria. O que é que fazes? Mandas repará-lo ou deixas o carro na cave durante 35 anos?

A resposta pode parecer óbvia mas pelos vistos o antigo dono do Alfa Romeo Giulietta SZ de 1962 de que te falamos hoje tinha outra opinião. Descoberto em novembro do ano passado em Turim, o carro pertencia a um mecânico que depois de ter visto o elevador avariar nunca mais tirou o carro da cave.

Agora, após 35 anos longe dos olhares de toda a gente, o Alfa Romeo foi resgatado, tendo sido vendido num leilão do Estado italiano a 31 de janeiro por 567 mil euros. Segundo o grupo de Facebook italiano Alfa Romeo Giulia & 105-series, o carro foi leiloado pelo Estado porque o antigo proprietário morreu sem ter deixado um testamento.

VÊ TAMBÉM: Alfa Romeo 1900 M “Matta” (AR52): o verdadeiro antecessor do Stelvio
Alfa Romeo Giulietta SZ
Apesar de ter estado fechado numa cave durante 35 anos o Alfa Romeo Giulietta SZ não se encontrava em muito mau estado.

A história do Alfa Romeo Giulietta SZ

Com apenas 217 unidades produzidas, não é de admirar que este exemplar em bom estado e sem nunca ter sido restaurado tenha sido vendido por 567 mil euros. Com as suas origens a remontarem a 1956, a história do Alfa Romeo Giulietta Sprint Zagato (sim, é daí que vem o SZ) é, no mínimo, curiosa.

O desportivo italiano deve as suas origens a um Alfa Romeo Giulietta Sprint Veloce acidentado e recuperado pela Zagato em 1956 que passou a ser designado Giulietta Sprint Veloce Zagato e do qual nasceram 16 exemplares.

Face ao sucesso que os carros criados pela Zagato estavam a conhecer nas pistas, a Alfa Romeo decidiu que era altura de fazer o modelo entrar em produção regular.

VÊ TAMBÉM: Maserati é dor de cabeça para Mike Manley, o novo CEO da Fiat Chrysler. Porquê?
Alfa Romeo Giulietta SZ
Também o interior do Alfa Romeo Giulietta SZ parece ter resistido bem à passagem dos anos.

Assim, em 1960 foi dado a conhecer o Giulietta Sprint Zagato no Salão de Genebra. Pesando apenas 785 kg e com 100 cv extraídos de um motor de 1.3 l o pequeno italiano era capaz de atingir os 200 km/h.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabes responder a esta?
Quantos cavalos tinha o Alfa Romeo 155 GTA Stradale?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Este é o único Alfa Romeo 155 GTA Stradale em existência

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos