Dakar 2019

Contagem decrescente para o Dakar 2019

O Dakar 2019 arranca já no próximo domingo e, pela primeira vez, vai ser disputado num só país. Ao todo vão participar 18 portugueses na prova.

Entre os dias 6 e 17 de janeiro, 334 equipas divididas por cinco categorias (motos, automóveis, camiões, quads e SSV) vão perseguir a glória na 41ª edição do Dakar, a 11ª realizada na América do Sul. Ao todo serão percorridos 5000 km (3000 dos quais cronometrados) divididos por 10 etapas numa prova na qual a areia representa 70% dos percursos.

Com partida e chegada prevista da capital peruana, Lima, esta vai ser a primeira vez na história que o rali Dakar se vai disputar apenas num país. De acordo com o diretor da ASO, Étienne Lavigne esta será “uma edição fora do habitual, já que se trata da primeira ocasião em que o Dakar se desenrola somente num país. As dunas estarão muito presentes, as etapas serão curtas, mas intensas.”.

Apesar de o percurso se desenrolar em apenas um país, para Étienne Lavigne “a capacidade de superação e a navegação serão aspetos essenciais desta edição de 2019”. O percurso do rali Dakar 2019 conta ainda com uma etapa maratona (durante a quarta etapa) e o dia de descanso está previsto para dia 12 de janeiro.

VÊ TAMBÉM: Foi assim que nasceu o Dakar, a maior aventura do mundo
Peugeot 3008 DKR
O ano passado Carlos Sainz conquistou o Dakar aos comandos de um Peugeot 3008 DKR.

Os portugueses no Dakar 2019

Depois de vários anos com um forte contingente português entre os automóveis, o Dakar 2019 não vai contar com nenhum representante entre os automóveis (Filipe Palmeiro vai ser co-piloto de Boris Garafulic). Assim, os concorrentes lusos dividem-se entre as categorias de motas, SSV e camiões.

A maior parte dos pilotos portugueses vai correr na categoria das motas, com nomes como Paulo Gonçalves e Mário Patrão a destacarem-se entre os nove portugueses inscritos nesta categoria. Já entre os SSV vão correr quatro portugueses, sendo que o maior destaque vai para Ricardo Porém, que se estreia na prova. Já nos camiões, Portugal vai ser representado por José Martins e por Paulo Fiúza (como navegador de Alberto Herreno).

Sabes responder a esta?
Qual é a potência do Mercedes-Benz G350d?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Mercedes-Benz G350d recebe novo motor Diesel de 6 cilindros em linha

Mais artigos em Notícias