Notícias Contagem decrescente para o Dakar 2019

Dakar 2019

Contagem decrescente para o Dakar 2019

O Dakar 2019 arranca já no próximo domingo e, pela primeira vez, vai ser disputado num só país. Ao todo vão participar 18 portugueses na prova.

Dakar 2018 Carlos Sainz

Entre os dias 6 e 17 de janeiro, 334 equipas divididas por cinco categorias (motos, automóveis, camiões, quads e SSV) vão perseguir a glória na 41ª edição do Dakar, a 11ª realizada na América do Sul. Ao todo serão percorridos 5000 km (3000 dos quais cronometrados) divididos por 10 etapas numa prova na qual a areia representa 70% dos percursos.

Com partida e chegada prevista da capital peruana, Lima, esta vai ser a primeira vez na história que o rali Dakar se vai disputar apenas num país. De acordo com o diretor da ASO, Étienne Lavigne esta será “uma edição fora do habitual, já que se trata da primeira ocasião em que o Dakar se desenrola somente num país. As dunas estarão muito presentes, as etapas serão curtas, mas intensas.”.

Apesar de o percurso se desenrolar em apenas um país, para Étienne Lavigne “a capacidade de superação e a navegação serão aspetos essenciais desta edição de 2019”. O percurso do rali Dakar 2019 conta ainda com uma etapa maratona (durante a quarta etapa) e o dia de descanso está previsto para dia 12 de janeiro.

VÊ TAMBÉM: Foi assim que nasceu o Dakar, a maior aventura do mundo
Peugeot 3008 DKR
O ano passado Carlos Sainz conquistou o Dakar aos comandos de um Peugeot 3008 DKR.

Os portugueses no Dakar 2019

Depois de vários anos com um forte contingente português entre os automóveis, o Dakar 2019 não vai contar com nenhum representante entre os automóveis (Filipe Palmeiro vai ser co-piloto de Boris Garafulic). Assim, os concorrentes lusos dividem-se entre as categorias de motas, SSV e camiões.

A maior parte dos pilotos portugueses vai correr na categoria das motas, com nomes como Paulo Gonçalves e Mário Patrão a destacarem-se entre os nove portugueses inscritos nesta categoria. Já entre os SSV vão correr quatro portugueses, sendo que o maior destaque vai para Ricardo Porém, que se estreia na prova. Já nos camiões, Portugal vai ser representado por José Martins e por Paulo Fiúza (como navegador de Alberto Herreno).

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Mercedes-Benz G350d?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz G350d recebe novo motor Diesel de 6 cilindros em linha