SEMA

A Nissan criou um 370Z Turbo mas não to vai vender

Se achas que o Nissan 370Z precisa de mais potência este podia ser o carro ideal para ti. Infelizmente a Nissan não planeia vendê-lo.

O Nissan 300ZX Twin Turbo foi um dos mais icónicos desportivos dos anos 90 e foi, ao mesmo tempo, o último Nissan Z a ter um motor turbo. Agora a marca nipónica decidiu aproveitar o SEMA para mostrar como seria um novo desportivo da marca com um motor turbo e criou o Project Clubsport 23, um Nissan 370Z com um Turbo.

Este 370Z é um projeto pronto para atacar as pistas e, tal como o saudoso 300ZX Twin Turbo, recorre a um motor 3.0 l V6 biturbo. No entanto, ao contrário do seu antecessor, este carro é um modelo one-off, logo os fãs da marca não o vão poder comprar.

Para criar o Project Clubsport 23 a Nissan partiu de um 370Z Nismo e trocou o motor de 3.7 l e 344 cv pelo 3.0 l V6 biturbo que é utilizado nos Infiniti Q50 e Q60. Graças a esta troca o desportivo passou a contar com mais 56 cv, passando a debitar cerca de 406 cv de potência.

VÊ TAMBÉM: Nissan GT-R e 370Z avançam para um futuro elétrico?
Nissan 370Z Project Clubsport 23

Não foi só trocar o motor

O maior desafio desta troca, foi como casar a caixa manual de seis velocidades usada pelo 370Z com um motor que era suposto apenas ser associado a uma caixa automática. Conseguiram-no graças à MA Motorsports que criou um novo disco de embraiagem e um novo volante motor que permitem que motor e caixa trabalhem em conjunto.

O Project Clubsport 23 recebeu ainda um novo sistema de escape, novo sistema de travagem, molas da Eibach e braços de suspenção da Nismo, para além de novas jantes de 18″.

Esteticamente o 370Z recebeu diversos componentes em fibra de carbono, uma vistosa pintura e passou a ter os tubos de escape junto à matrícula, já no interior passou a contar com backets Recaro e um volante da Sparco.

A Nissan referiu ainda que pode vir a vender partes do kit que compõe este carro, mas não o motor. Posto isto, resta apenas sonhar que o próximo Nissan Z venha a contar com este motor, mas, honestamente, é mais provável que venha a ser um híbrido plug-in do que um desportivo animado por um V6 de 3.0 l biturbo.

 

Sabes responder a esta?
Em que ano o Nissan Primera (P10) venceu o Troféu Carro do Ano em Portugal?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Nissan Primera (P10). Vencedor Carro do Ano 1991 em Portugal

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos