Notícias Dois Ford Fiesta. Um crash test. 20 anos de evolução na segurança automóvel

Segurança

Dois Ford Fiesta. Um crash test. 20 anos de evolução na segurança automóvel

Em vinte anos muito mudou na segurança dos carros que se vendem na Europa. Para o mostrar a Euro NCAP colocou frente a frente duas gerações do Ford Fiesta.

Ford Fiesta crash test

Há cerca de vinte anos que os modelos à venda na Europa têm de cumprir as normas de segurança impostas pela Euro NCAP. Nesse espaço de tempo o número de acidentes mortais nas estradas europeias desceu de 45 000 em meados dos anos 90 para cerca de 25 000 atualmente.

Face a estes números pode-se afirmar que neste espaço de tempo as normas de segurança impostas pela Euro NCAP já ajudaram a salvar cerca de 78 000 pessoas. Para mostrar a enorme evolução que a segurança automóvel sofreu no espaço de duas décadas a Euro NCAP decidiu recorrer à sua melhor ferramenta: um crash test.

Assim, de um lado a Euro NCAP colocou um Ford Fiesta da anterior geração (Mk7) do outro um Ford Fiesta de 1998 (Mk4). Em seguida lançou os dois um contra o outro num confronto cujo resultado final não é muito difícil de adivinhar.

VÊ TAMBÉM: 10 comportamentos que estão a destruir o teu carro (aos poucos)
Ford Fiesta Crash test

20 anos de evolução são sinónimo de sobrevivência

O que vinte anos de crash tests e normas de segurança mais rigorosas criaram foi a possibilidade de se sair vivo de um choque frontal a 64 km/h. O Fiesta mais antigo mostrou-se incapaz de garantir a sobrevivência dos passageiros, pois, apesar de contar com airbag, toda a estrutura do carro ficou deformada, com a carroçaria a invadir o habitáculo e a empurrar o tablier para cima dos passageiros.

Já o Fiesta mais recente torna notória a evolução que ocorreu nos últimos vinte anos ao nível da segurança passiva. Não só a estrutura resistiu muito melhor ao embate (não havendo intrusão do habitáculo) como os muitos airbags presentes e sistemas como o Isofix asseguraram que nenhum ocupante do modelo mais recente correria risco de vida numa colisão semelhante. Vê aqui o resultado deste crash test geracional.

 

Sabe esta resposta?
Quantos Ford Mustang já foram produzidos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já foram produzidos 10 milhões de Ford Mustang… ao que parece