Notícias Como ganhar rapidamente cavalos? Reprogramação, claro

Tuning

Como ganhar rapidamente cavalos? Reprogramação, claro

As reprogramações são hoje a forma mais simples de aumentar a potência do motor. Mas como saber se o investimento compensa?

Audi A6 teste de potência

A procura pelo aumento da potência dos motores é quase tão antiga como os motores em si. Desde os primórdios do automóvel que os proprietários (e até por vezes as marcas) tentam retirar mais alguns cavalos do que aqueles que o motor oferece de origem.

No passado estes aumentos de potência eram conseguidos através de alterações mecânicas como a troca do carburador (nos carros a gasolina), instalação de novas velas ou troca do filtro de ar. No entanto a evolução dos motores não só significou o desaparecimento dos carburadores como trouxe a possibilidade de aumentar a potência do motor recorrendo apenas a uma “simples” reprogramação da centralina.

Não é preciso nada mais do que um portátil e algumas linhas de programação, e os resultados são palpáveis — sobretudo nos motores sobrealimentados, mais fáceis de obter ganhos expressivos —, com resposta do motor mais vigorosa e nalguns casos, até consumos inferiores.

VÊ TAMBÉM: Porque se mede a potência em cavalos?
Simulador Reprogramação

Como saber se o investimento compensa?

Mas com o recurso ao software em vez do hardware para ganhar alguma potência vieram ainda outros ganhos. Hoje em dia já é possível calcular com precisão quais vão ser os ganhos de potência com a reprogramação da centralina e ver se o investimento compensa, pois apesar de ser mais simples que as antigas transformações a reprogramação não é propriamente barata.

Existem já hoje em dia diversos simuladores online onde podes descobrir quantos cavalos o teu carro vai ganhar com uma determinada reprogramação. Reunimos alguns exemplos online, a começar pelo da PKE, que foi renovado muito recentemente e deixamos mais três, da CheckSum, da AutoRace Digital ou da CPI, para veres e comparares os resultados para o teu carro.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do CUPRA Ateca?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

CUPRA Ateca a caminho com surpresa para os primeiros 7000 membros da “tribo”