Notícias E aconteceu… Tesla com lucros de mais de 300 milhões de dólares

Indústria

E aconteceu… Tesla com lucros de mais de 300 milhões de dólares

A apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre do ano trouxeram uma novidade… Tesla com lucros como há muito não se via.

Tesla

Tesla com lucros? Olhando para a história da Tesla desde a sua fundação em 2003, não deixa de surpreender estar ainda de portas abertas, já que os lucros não parecem querer nada com a Tesla. Até aos dias de hoje só “saiu do vermelho” em dois trimestres da sua existência…

O que faz deste anúncio um evento de elevada magnitude. A Tesla apresentou lucros de 314 milhões de dólares de lucro (pouco mais de 275 milhões de euros) na divulgação dos resultados financeiros do terceiro trimestre de 2018 (julho, agosto e setembro).

Elon Musk já o tinha “previsto” em declarações anteriores, e promete também um quarto trimestre positivo, o que deverá atenuar substancialmente as enormes perdas verificadas nos dois primeiros trimestres do ano.

Lucros justificados

Os lucros conseguidos neste último trimestre podem ser justificados pela estabilização do sistema de produção do Model 3, após as subidas íngremes de produção nos primeiros dois trimestres, muitas vezes de forma caótica e mediática.

Foi introduzida também a variante AWD, de quatro rodas motrizes, que já é a maioria dos Model 3 produzidos, e apesar da complexidade adicional, a Tesla conseguiu manter a produção do Model 3 numa média de 4300 unidades por semana, com alguns picos acima das 5300 unidades.

Com as variantes AWD a serem as mais produzidas, o preço de aquisição médio do Model 3 subiu para os 60 mil dólares, ao mesmo tempo que a marca anunciou uma redução do número de horas por carro produzido, sendo agora inferior aos dos Model X e Model S. Resultado, as margens de lucro do Model 3 estão acima dos 20%, um valor surpreendente.

Tesla Model 3 de 35 mil dólares a caminho

Na divulgação dos resultados, era igualmente anunciado que do total de 455 mil reservas anunciado em agosto de 2017, menos de 20% foram canceladas. Agora falta converter em compras as reservas remanescentes, para o qual contribuirão novas variantes do Model 3 já a caminho, assim como a introdução do modelo em mercados internacionais (fora da América do Norte), como o mercado europeu (chegada prevista para meio do próximo ano).

VÊ TAMBÉM: Audi e-tron. Conhece o rival do EQC e do i-Pace

A primeira adição à gama foi apresentada recentemente, tratando-se de uma nova opção no que toca a pack de baterias. Além da opção Long Range (longo curso) que permite 499 km de autonomia, e do Standard Range (versão de acesso) com 354 km, temos agora a opção Mid Range (médio curso) que permite 418 km.

Model 3

A introdução desta nova opção significa, aparentemente, e confiando nos tweets de Elon Musk, o fim da versão Long Range com duas rodas motrizes, com esta opção de bateria apenas disponível nas variantes AWD.

E quanto ao Model 3 de 35 mil dólares? Vem a caminho, definitivamente, com a data de chegada (mercado norte-americano) agora prevista para algures entre fevereiro e abril de 2019.

Subscreve o nosso canal de Youtube.