Tuning

Heresia?! Honda S2000 troca F20C pelo motor do Tesla Model S

Quando ouves falar no Honda S2000 de certeza que o que te vem à cabeça são as 9000 rpm que o F20C é capaz de atingir. Mas alguém deve-se ter farto de ouvir o seu grito e transformou-o num elétrico.

Soa quase a heresia tornar um dos carros mais rotativos do mundo automóvel num elétrico. Quem no seu perfeito juízo ousaria trocar o estridente F20C, o estridente quatro cilindros em linha do Honda S2000, por um motor elétrico? Pelos vistos houve quem se lembrasse de o fazer, como o canadiano Sylvain Bélanger que transformou o seu Honda S2000 num elétrico.

Para criar o S2000 elétrico, Sylvain removeu o motor original e substituiu-o por um motor do Tesla Model S P100D modificado. Para alimentar o motor usou duas baterias do Chevrolet Voltvoilá: criou um Honda S2000 elétrico que provavelmente tira do sério não só os fãs mais ferrenhos da marca japonesa como os defensores dos motores de combustão.

No entanto, o resultado foi positivo, se o objetivo era o de conseguir muito maios performance. Enquanto o F20C que permitia ao S2000 chegar às 9000 rpm debitava 240 cv, o novo motor modificado vindo do Tesla oferece algo como 650 cv de acordo com o proprietário.

VÊ TAMBÉM: Honda Civic Type R. O papa-recordes comeu mais um!

O S2000 mais rápido do mundo?

O resultado desta conversão é um Honda S2000  capaz de percorrer cerca de 400 metros em aproximadamente 10,2s, atingindo os 193 km/h no processo. Com estes valores o S2000 eletrificado consegue ser até mais rápido do que um Tesla Model S P90D no modo Ludicrous, sendo que para isso ajuda, e muito, o menor peso do S2000 quando comparado com o Model S.

Se achas que um Honda a utilizar baterias da Chevrolet pode ser considerado uma heresia fica a saber que é algo que pode vir a tornar-se usual num futuro próximo, pois a Honda e a General Motors (dona da Chevrolet) estão a desenvolver em conjunto tecnologia para baterias de carros elétricos. Quem sabe se não haverá um sucessor do S2000… elétrico?

Sabes responder a esta?
Qual foi o tempo alcançado pelo Honda Civic Type R FK8 no circuito de Nürburgring?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Honda Civic Type R é o tração dianteira mais rápido no Nürburgring

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos