Segurança
Euro NCAP. A6 e Touareg brilham, Jimny revela insuficiências
Na mais recente ronda de testes do Euro NCAP, resultados diversos. Destaque para as cinco estrelas dos alemães e as insuficiências do pequeno Suzuki Jimny.

Entidade independente que realiza testes de segurança a veículos novos comercializados no espaço da União Europeia, a Euro NCAP acaba de colocar à prova mais quatro modelos, alguns prestes a “desembarcar” no mercado europeu: Audi A6, Volkswagen Touareg, Ford Tourneo Connect e Suzuki Jimny.
Equipadas apenas com os sistemas de segurança ativa e passiva propostos de série, as quatro propostas foram sujeitas aos exigentes testes de colisão, como também foi averiguada a eficácia dos sistemas de assistência à condução — como a travagem automática de emergência —, com os resultados a revelarem pontuações bastante distintas. E, em particular num dos casos, inesperadamente insuficientes.
Assim e enquanto os dois modelos do Grupo Volkswagen passaram com distinção no teste, obtendo ambos a classificação de cinco estrelas, já a Ford Tourneo Connect e Suzuki Jimny não alcançaram as desejadas cinco estrelas — no caso do carro americano, com uma classificação de quatro estrelas, ao passo que o nipónico, com umas insuficientes três estrelas.
RELACIONADO: Euro NCAP. Volvo XC40 e novo Ford Focus postos à prova
A Euro NCAP recorda, no entanto, que o Tourneo Connect é uma versão melhorada do modelo testado em 2013. Agora surge equipada com travagem automática de emergência e assistente de manutenção na faixa de rodagem, que abrange também as versões comerciais, o que a torna melhor preparada para enfrentar os mais exigentes testes introduzidos este ano.
VÊ TAMBÉM: Fiat Punto. De cinco a zero estrelas Euro NCAP. Porquê?As três estrelas do Jimny
O novo Suzuki Jimny tem gerado imensas expetativas após a sua apresentação, mas as três estrelas alcançadas, deixam-nos de pé atrás. Analisando os resultados em maior pormenor, verifica-se que se devem, sobretudo, ao comportamento insuficiente dos sistemas de assistência à condução — o peso destes sistemas na classificação final é cada vez maior. Além disso, apesar da presença de um sistema de alerta de saída de faixa de rodagem, o pequeno Suzuki Jimny não vem equipado com o sistema de manutenção na faixa de rodagem.
Mais preocupante foi o desempenho nos testes de colisão frontal com desfasamento, tendo-se verificado pressão insuficiente no airbag do condutor, não impedindo o contacto da cabeça do condutor com o volante. No teste de colisão frontal a 100% (sem desfasamento), verificou-se igualmente uma fraca proteção do peito dos dois ocupantes dianteiros.
Michiel van Ratingen, Secretário Geral do Euro NCAPNo cômputo geral, os últimos resultados demonstram que, embora os testes Euro NCAP se vão tornando cada vez mais exigentes, a obtenção das cinco estrelas continua a ser um objetivo alcançável, ainda que desafiante, para a indústria automóvel.
Sabes responder a esta?
Qual foi o primeiro automóvel a conseguir cinco estrelas nos mais exigentes testes Euro NCAP introduzidos em 2018?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
Nissan Leaf. O primeiro a conseguir cinco estrelas nos novos testes do Euro NCAPEm cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Nissan Leaf. O primeiro a conseguir cinco estrelas nos novos testes do Euro NCAPMais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL