Notícias O Ford Mustang autónomo conduz como um bêbado

Goodwood Festival of Speed 2018

O Ford Mustang autónomo conduz como um bêbado

E aconteceu. O Ford Mustang autónomo subiu a rampa de Goodwood, tornando-se o primeiro carro autónomo a consegui-lo, mas…

Ford Mustang autónomo

Fez-se história no Goodwood Festival of Speed deste ano, ao ter incluído entre o rol de máquinas de estrada e competição, o primeiro veículo autónomo a subir a famosa rampa.

E o contraste não podia ser maior quando o carro autónomo surgiu na forma de um muito mecânico e, originalmente, sem “bits e bytes” Ford Mustang de 1965, a primeira geração do “pony car”.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, resultado de uma parceria entre a Siemens e a Universidade de Cranfield, a escolha foi propositada, para fazer “a ligação entre o espírito clássico da aventura automóvel e a tecnologia avançada”.

E como se comportou o Ford Mustang a subir a rampa? Bem, vejam por vocês…

RELACIONADO: Ford Mustang 2.3 Ecoboost. É preciso ser perfeito?

Fosse mandado parar pela polícia e certamente sopraria o “balão” — o Mustang parece estar a ser conduzido por alguém seriamente alcoolizado. Piadas à parte, não deixa de ser um feito.

Como podemos observar no filme, o Ford Mustang autónomo percorreu muito devagar toda a extensão da rampa, com dificuldades em “perceber” qual o caminho correto a tomar, onde por diversas vezes obrigou o humano no lugar do condutor a corrigir a sua trajetória. Mesmo assim não podemos considerar a subida um falhanço tecnológico: fez a totalidade do percurso, ainda que com alguma ajuda — quase como se fossem os primeiros passos de um bebé, ainda a precisar dos pais para não se estatelar no chão.

Durante o fim de semana, o Mustang autónomo deverá efetuar mais tentativas na subida, e o objetivo é aumentar a velocidade da passagem — entretanto, talvez já tenha “memorizado” o circuito, ou tenha um sistema de GPS mais preciso…

Robocar muito mais eficaz

Mas se o Ford Mustang autónomo foi o primeiro do género a atacar a rampa de Goodwood, houve um outro veículo autónomo a tentar a sua sorte, e como podemos ver, muito mais eficaz e rápido, sem humanos ao volante — não parece estar nada “sob o efeito do álcool”. Compare-se a subida muito mais limpa do Robocar com a do Mustang neste vídeo 360º:

RELACIONADO: Humano vs máquina. Qual o mais rápido?

Já mencionámos anteriormente o Robocar, o carro de competição concebido de raíz para o primeiro campeonato de veículos autónomos, com os seus organizadores, da Roborace, a divulgarem um vídeo 360º da subida efetuada durante testes preliminares. Poderá estar para breve a primeira corrida de automóveis autónomos — originalmente estava previsto acontecer ainda em 2017 —, mas compreende-se o atraso. Se colocar um carro a andar sozinho em circuito é já em si uma tarefa complexa, imagine-se com outros 20 a lutar por um lugar no pódio.

Sabe esta resposta?
Qual o modelo da Aston Martin que doou o seu V8 ao Cygnet?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Um cliente quis um Cygnet V8. A Aston Martin disse “Sim, podemos fazer”