Notícias Euro NCAP. Volvo XC40 e novo Ford Focus postos à prova

Segurança

Euro NCAP. Volvo XC40 e novo Ford Focus postos à prova

Os Volvo XC40 e novo Ford Focus enfrentaram os novos e mais exigentes testes do Euro NCAP. Conseguiram alcançar as desejadas cinco estrelas?

Volvo XC40

A Euro NCAP introduziu este ano novidades nos seus testes de segurança para determinar o quão seguros são os nossos automóveis. O foco está, sobretudo, na segurança ativa, ou seja, nos equipamentos de segurança e assistência à condução que podem prevenir o acidente de acontecer e no reforçar das suas capacidades — é a única forma de atingir as almejadas cinco estrelas.

Sistemas de travagem autónoma, agora com capacidade de detetar ciclistas; deteção de peões à noite ou em condições de pouca luminosidade; e novos testes que põe à prova os sistemas de manutenção na faixa de rodagem, resumem as exigências crescentes dos testes Euro NCAP para os modelos testados.

A segunda geração do Nissan Leaf foi o primeiro automóvel a ser testado à luz dos novos testes, e superou-os com distinção, alcançando as cinco estrelas. A Euro NCAP divulga agora os mais recentes resultados, com o Volvo XC40 e a nova geração do Ford Focus a serem os modelos visados.

Ford Focus
RELACIONADO: Já guiei o novo Ford Focus… e gostei!

Cinco estrelas a dobrar

E os resultados não poderiam ser melhores. Tanto o XC40 como o Focus atingiram as almejadas cinco estrelas, destacando-se os 97% de proteção para adultos do SUV sueco, colocando-o entre os cinco modelos com pontuação mais alta dos últimos três anos.

RELACIONADO: Volvo XC40 FWD a partir de 35 mil euros e… Classe 1

Ambos os modelos vêm equipados com travagem autónoma de emergência capaz de detetar peões e ciclistas; e o sistema de manutenção na faixa de rodagem destaca-se, mais uma vez, no XC40, ao integrar a função ELK — Emergency Lane Keeping —, que ajuda a parar o carro e a evitar que se dirija ao tráfego em sentido contrário.

É bom verificar que os construtores, sejam premium ou generalistas, estão a responder aos nossos novos e mais exigentes requisitos introduzidos em 2018, ao integrar tecnologias que salvarão vidas.

Michiel van Ratingen, Secretário Geral do NCAP

Sabe esta resposta?
Qual destes motores pertenceu ao Peugeot 205 GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Será este o Peugeot 205 GTI mais caro de sempre?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Será este o Peugeot 205 GTI mais caro de sempre?