Segurança

Euro NCAP. Volvo XC40 e novo Ford Focus postos à prova

Os Volvo XC40 e novo Ford Focus enfrentaram os novos e mais exigentes testes do Euro NCAP. Conseguiram alcançar as desejadas cinco estrelas?

A Euro NCAP introduziu este ano novidades nos seus testes de segurança para determinar o quão seguros são os nossos automóveis. O foco está, sobretudo, na segurança ativa, ou seja, nos equipamentos de segurança e assistência à condução que podem prevenir o acidente de acontecer e no reforçar das suas capacidades — é a única forma de atingir as almejadas cinco estrelas.

Sistemas de travagem autónoma, agora com capacidade de detetar ciclistas; deteção de peões à noite ou em condições de pouca luminosidade; e novos testes que põe à prova os sistemas de manutenção na faixa de rodagem, resumem as exigências crescentes dos testes Euro NCAP para os modelos testados.

A segunda geração do Nissan Leaf foi o primeiro automóvel a ser testado à luz dos novos testes, e superou-os com distinção, alcançando as cinco estrelas. A Euro NCAP divulga agora os mais recentes resultados, com o Volvo XC40 e a nova geração do Ford Focus a serem os modelos visados.

Ford Focus
RELACIONADO: Já guiei o novo Ford Focus… e gostei!

Cinco estrelas a dobrar

E os resultados não poderiam ser melhores. Tanto o XC40 como o Focus atingiram as almejadas cinco estrelas, destacando-se os 97% de proteção para adultos do SUV sueco, colocando-o entre os cinco modelos com pontuação mais alta dos últimos três anos.

RELACIONADO: Volvo XC40 FWD a partir de 35 mil euros e… Classe 1

Ambos os modelos vêm equipados com travagem autónoma de emergência capaz de detetar peões e ciclistas; e o sistema de manutenção na faixa de rodagem destaca-se, mais uma vez, no XC40, ao integrar a função ELK — Emergency Lane Keeping —, que ajuda a parar o carro e a evitar que se dirija ao tráfego em sentido contrário.

É bom verificar que os construtores, sejam premium ou generalistas, estão a responder aos nossos novos e mais exigentes requisitos introduzidos em 2018, ao integrar tecnologias que salvarão vidas.

Michiel van Ratingen, Secretário Geral do NCAP

Sabes responder a esta?
Qual destes motores pertenceu ao Peugeot 205 GTI?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Será este o Peugeot 205 GTI mais caro de sempre?

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos