Arranque a Frio

Climb Dance. Isto sim, é um filme que mostra o que é Pikes Peak

Recuamos à década de 80 para rever um dos vídeos mais conhecidos do desporto motorizado: o bailado de Ari Vatanen em Pikes Peak com o Peugeot 405 T16 GR.

Coragem, talento e potência. Três ingredientes que encontramos abundantemente neste vídeo, o premiado Climb Dance de 1989, nascido do génio de Jean Louis Mourney. É por causa de vídeos como este que afirmamos: uma das grandes paixões da humanidade é a velocidade. 

Se o filme do recordista absoluto Volkswagen I.D. R pareceu e soou monótono, os incomparavelmente mais lentos 10min47,220s do 405 T16 de Ari Vatanen feitos há 30 anos, são uma injeção de adrenalina no coração.

Em 1988, parte substancial da prova era ainda em terra batida, logo, traseiradas à lá carte — por vezes demasiado perto do abismo —; aquele momento em que uma mão protege os olhos do sol; as constantes contra-brecagens; e o ruído feroz do monstro mecânico, por vezes cacofónico, mas sempre brutal.

Tudo, mas mesmo tudo neste vídeo expressa na perfeição a complexidade, destreza, coragem e ferocidade mecânica necessários para chegar ao topo da montanha.

RELACIONADO: Do Peugeot 205T16 ao 3008 DKR. A história (quase) completa

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
Qual a plataforma usada pelo novo Peugeot 508?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Peugeot 508 em Portugal em novembro. Conhece os preços

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos