Notícias Climb Dance. O filme épico do 405 T16 e Ari Vatanen em Pikes Peak

Arranque a Frio

Climb Dance. O filme épico do 405 T16 e Ari Vatanen em Pikes Peak

Recuamos aos anos 80 para rever uma verdadeira obra-prima: Climb Dance ou o bailado de Ari Vatanen em Pikes Peak com o Peugeot 405 T16 GR.

Peugeot 405 T16 GR Piles Peak Ver vídeo

Coragem, talento e potência. Três ingredientes que encontramos abundantemente neste vídeo, o premiado Climb Dance de 1989, nascido do génio de Jean Louis Mourney. É por causa de vídeos como este que afirmamos: uma das grandes paixões da humanidade é a velocidade. 

Se o filme do recordista absoluto Volkswagen ID.R pareceu e soou monótono, os incomparavelmente mais lentos 10min47,220s do 405 T16 de Ari Vatanen feitos há 30 anos, são uma injeção de adrenalina diretamente no coração.

Em 1988, parte substancial da prova era ainda em terra batida, logo, traseiradas à lá carte — por vezes demasiado perto do abismo —; aquele momento em que uma mão protege os olhos do sol; as constantes contra-brecagens; e o ruído feroz do monstro mecânico, por vezes cacofónico, mas sempre brutal.

TÊM DE VER: Do Peugeot 205 T16 ao 3008 DKR. A história (quase) completa
Peugeot 405 T16 GR Pikes Peak

Tudo, mas mesmo tudo neste vídeo expressa na perfeição a complexidade, destreza, coragem e ferocidade mecânica necessários para chegar ao topo da montanha.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual a plataforma usada pelo novo Peugeot 508?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 508 em Portugal em novembro. Conhece os preços
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Peugeot 508 em Portugal em novembro. Conhece os preços