Autopédia Sabes utilizar uma caixa de dupla embraiagem? A BMW M mostra-te como!

Autopédia

Sabes utilizar uma caixa de dupla embraiagem? A BMW M mostra-te como!

Solução cada vez mais generalizada, as caixas de dupla embraiagem também têm um modo correto de utilização. A BMW M dá umas dicas aos donos dos M.

BMW M3 CS 2018 Ver vídeo

Compraste uma versão ‘M’ de um modelo BMW e não sabes como aproveitar corretamente a mais-valia que é a tua Dual Clutch Transmission (DCT)? Ninguém te explicou como ativar o modo Park? Como fazer o carro rolar a baixas velocidades, sem a utilização do acelerador? Como conseguir passagens mais ou menos rápidas, recorrendo ao Drive Logic?

Se tudo isto ainda te mete confusão e gostavas de perceber melhor a tua DCT, o melhor mesmo é veres o vídeo que a BMW acaba de divulgar, através do seu canal de YouTube.

A marca alemã explica — vídeo tem legendas em inglês —, de forma facilmente compreensível o funcionamento da sua caixa de dupla embraiagem que, sublinhe-se e ao contrário do que possas pensar, não funciona como uma caixa automática.

BMW M3 CS 2018 Caixa DCT

Neste vídeo de pouco mais de três minutos, a marca bávara não só te ensina que, para deixares o carro imobilizado e seguro, basta apenas desligares o motor com a caixa de velocidades engrenada, ou seja, no modo D, acionando automaticamente o modo Park; como explica as vantagens do Low Speed Assistant. Funcionalidade que, devido ao facto desta transmissão basear-se no modo de funcionamento de uma caixa manual — não tem conversor de binário —, faz com que o carro só comece a mover-se, a partir do momento em que dás o primeiro toque no pedal do acelerador. Sendo que, a partir daí, nem sequer tens de manter o pé do acelerador, para que o carro mantenha uma velocidade constante entre os 4 e os 5 km/h!

Defendendo que a sua DCT “combina o melhor de dois mundos”, “a comutação automática e a comutação manual”, a BMW aborda ainda, neste vídeo, para que serve o botão com três riscos, junto à manete, e que activa o Drive Logic.

O que é o Drive Logic? Simples: é a funcionalidade que adapta a velocidade das passagens da caixa de velocidade, ao gosto do condutor. Sendo que, selecionado um risco apenas (a imagem surge ao centro do painel de instrumentos, entre o velocímetro e o conta-rotações), a transmissão funciona de forma mais descontraída e privilegiando o conforto, ao passo que, acionados os três riscos com três toques no botão, a caixa adopta o modo de funcionamento mais desportivo, com passagens mais rápidas.

BMW M3 CS 2018

Fácil, não é?…

RELACIONADO: BMW M4 Pack M Competition. A opção que faltava?

Sabe esta resposta?
De que ano é o Aston Martin DB5 utilizado por Pierce Brosnan em "GoldenEye"?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aston Martin DB5 de James Bond em GoldenEye vai a leilão