Notícias Este é o Toyota Auris com tração traseira e mais de 1000 cv de Fórmula Drift

Fórmula Drift

Este é o Toyota Auris com tração traseira e mais de 1000 cv de Fórmula Drift

O Toyota Auris até poderá ser um carro pouco dado a emoções, mas este é, sem dúvida, diferente: trata-se do Auris de Fredric Aasbo para o Campeonato de Fórmula Drift.

Fredric Aasbo Auris Drift EUA 2018 Ver vídeo

Na verdade, o carro de Aasbo tem muito pouco de Toyota Auris— conhecido como Corolla nos EUA. À exceção da carroçaria (ou parte dela), este Auris esconde um verdadeiro monstro do derrapagens por baixo das suas roupagens.

A principal transformação prende-se com o eixo motriz. O Toyota Auris é um tudo à frente, uma receita nada indicada para este tipo de manobras. Para se tornar numa “drift machine”, a solução teria de passar por convertê-lo a tração traseira. Construído pela Papadakis Racing, o passo seguinte foi o de lhe dar cavalos, mesmo muitos cavalos.

O modelo enverga um quatro cilindros em linha de 2.7 l 2AR-FE, o qual, além de conjugado com uma caixa manual de apenas quatro velocidades, conta ainda com um turbocompressor Borg Warner EFR 9174, injetores maiores, novas bombas de gasolina e mais alguns atributos, para suplantar os 1000 cv de potência.

Toyota Auris Formula Drift

Não é o primeiro Auris de Fórmula Drift

Se achas que já ouviste falar de uma coisa parecida, dizemos-te desde já que não estás enganado; a Papadakis construiu algo muito semelhante, para o último campeonato norte-americano de Drift, a partir da anterior geração do Corolla/Auris.

Porém e para esta nova evolução, a equipa não se limitou a aplicar a nova carroçaria sobre a plataforma e sistema de propulsão traseira antigos. Pelo contrário, recebeu uma carroçaria de pré-produção — a monocoque completa —, para onde foi transplantado o grupo motriz, e que obrigou a conceber de raíz um novo kit de conversão para uma carroçaria mais larga, que acabou dotando o modelo da imagem que tem nas fotografias.

RELACIONADO: PVC Drift é a nova, e barata, forma de aderir ao drift

Estreia auspiciosa

Recompensa pelo trabalho realizado, que se prolongou por apenas três meses, o facto de Fredric Aasbo ter começado o campeonato norte-americano de Drift, levando o seu Toyota Auris, à vitória, na etapa de abertura, disputada em Long Beach.

Fredric Aasbo Drift EUA 2018
Sabe esta resposta?
A partir de que ano é que começam os testes relacionados com as estradas inteligentes, em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Portugal vai ter carros autónomos na estrada já a partir de 2020