Notícias Portugal vai ter carros autónomos na estrada já a partir de 2020

Tecnologia

Portugal vai ter carros autónomos na estrada já a partir de 2020

Automóveis, camiões e autocarros com tecnologia de condução autónoma e permanentemente conetados vão começar a circular, em fase de testes, em Portugal, já a partir do próximo ano. Tudo graças ao projeto europeu de estradas inteligentes.

Fila de transito

Denominado C-Roads, este projeto de estradas inteligentes conta não só com apoio do Governo português, mas também da União Europeia. Representando um investimento, repartido em partes iguais, de 8,35 milhões de euros, a aplicar até ao final de 2020.

Segundo avança o Diário de Notícias desta quinta-feira, o projeto de estradas inteligentes C-Roads deverá abarcar cerca de mil quilómetros de rede viária portuguesa. Tendo como objetivo não somente acabar com as mortes nas estradas nacionais até 2050, mas também reduzir as filas de trânsito e diminuir as emissões resultantes do tráfego rodoviário.

“Mais de 90% dos acidentes devem-se a erro humano e a infraestrutura deve minimizar as consequências desses erros. Temos de apostar numa nova geração de estradas e reduzir, tendencialmente, para zero as mortes em 2050”, explica, em declarações ao DN/Dinheiro Vivo, a diretora do departamento de segurança rodoferroviária da IP – Infraestruturas de Portugal, Ana Tomaz.

Projeto c-roads 2018
RELACIONADO: Tecnologia de condução autónoma testada na Cimeira do G7

Portugal entre os 16 países percursores

O C-Roads envolve, além de Portugal, mais 16 países da União Europeia, permitindo a implementação da nova geração de veículos com tecnologias de condução autónoma, permanentemente conetados entre si e com a infraestrutura em redor.

Ao mesmo tempo, o projeto visa ainda responder ao previsível aumento no número de automóveis a circular nas estradas, que, segundo as últimas previsões, deverá rondar, já em 2022, os 6,5 milhões de viaturas. Ou seja, um aumento de 12% face a 2015.

Com apresentação agendada para esta quinta-feira, o projeto C-Roads contempla, na sua fase de implementação, a realização de cinco testes-piloto nas autoestradas, itinerários complementares, estradas nacionais e vias urbanas, com o apoio dos 31 parceiros já envolvidos.

Condução autónoma

“Haverá 212 equipamentos colocados ao lado da estrada para fazer a comunicação, mais 180 equipamentos instalados a bordo de 150 veículos”, revelou a mesma fonte. Acrescentando que, em Portugal, o calendário para os testes-piloto “ainda está a ser desenhado”, tudo apontando para que os primeiros testes arranquem em 2019.

Sabe esta resposta?
Em que edição da Corrida dos Campeões foi ganha pelo brasileiro Ayrton Senna?