Notícias Volkswagen I.D. Vizzion. Será este concept o sucessor do Phaeton?

Salão de Genebra 2018

Volkswagen I.D. Vizzion. Será este concept o sucessor do Phaeton?

Depois do I.D., do I.D Crozz e do I.D. Buzz, eis o Volkswagen I.D. Vizzion, o mais recente membro para a futura família de modelos 100% elétricos da marca alemã.

Volkswagen ID Vizzion Concept Teaser

A preparar toda uma nova família de veículos elétricos, a começar já em 2019, cujos elementos têm vindo a adoptar a denominação I.D. como designação comum, a Volkswagen acaba de dar a conhecer aquela que é a primeira imagem do quarto estudo de veículo elétrico made in Wolfsburgo — uma berlina de linhas prolongadas, equipada com tecnologia de condução totalmente autónoma, a que a marca alemã deu o nome I.D. Vizzion.

Quanto à imagem agora divulgada, nada mais que alguns desenhos do futuro concept, visto de perfil, antevendo aquilo que a própria marca descreve como uma berlina premium, que é também o maior de todos os protótipos I.D. já apresentados — com 5,11 metros de comprimento, será este protótipo futurista o ponto de partida para o sucessor do Phaeton, já especulado de que seria um elétrico, e potencial rival do Tesla Model S?

O aspeto exterior surge marcado por linhas esguias, rodas de dimensões generosas e bem próximas das extremidades da carroçaria, além de uma iluminação exterior que se antevê igualmente de vanguarda.

Volkswagen ID Vizzion Concept Teaser

Realce para um pára-brisas de inclinação fortemente acentuada, continuado por um tejadilho que se prolonga até bem perto dos limites do carro e ausência do pilar B — como é “da praxe” em concepts.

Inteligência Artificial como companhia

Como concept futurista que é, contempla todas as mais recentes tecnologias de ponta, entre as quais, aquilo que a Volkswagen designa de “Digital Chaffeur”  — o I.D. Vizzion não conta com qualquer tipo de volante ou pedais —, apostando, antes, na condução 100% autónoma e na Inteligência Artificial, esta última, capaz de assimilar as preferências dos ocupantes.

Estas mais-valias, a par da anunciada conjugação entre espaço, luxo e funcionalidade, tornam este protótipo, o veículo perfeito para um público que já demonstra dificuldades no ato de conduzir — como é o caso, por exemplo, da população mais idosa.

Volkswagen ID Vizzion Concept Teaser

I.D. Vizzion com 665 quilómetros de autonomia

Relativamente ao sistema de propulsão, o I.D. Vizzion anuncia, como base, um conjunto de baterias de iões de lítio de 111 kWh, que, conjugado com um par de motores elétricos a garantirem tração integral permanente, permite a esta berlina futurista anunciar uma potência de 306 cv. Assim como uma velocidade máxima de 180 km/h e uma autonomia a rondar os 665 quilómetros.

Primeiro I.D. já em 2020

A Volkswagen aproveitou a ocasião para confirmar o lançamento do primeiro membro da família I.D. — uma berlina de cinco portas semelhante ao Volkswagen Golf — já em 2020, o qual será seguido, em curtos intervalos de tempo, pelo SUV I.D. Crozz e o I.D. Buzz, o MPV que quer ser o sucessor espiritual da “Pão de Forma”. Até 2025, a marca alemã pretende lançar mais de 20 modelos elétricos.

A apresentação in loco do Volkswagen I.D. Vizzion está agendada para o próximo Salão Automóvel de Genebra, em março.

Sabe esta resposta?
Qual é a faixa de utilização ideal para um diesel?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porque não deves conduzir a baixa rotação?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Porque não deves conduzir a baixa rotação?