Notícias Vais conduzir em França? Esquece que tens telemóvel

Segurança Rodoviária

Vais conduzir em França? Esquece que tens telemóvel

A partir de agora, em França, podes ser multado por usar o telemóvel no interior do veículo, mesmo estando parado na berma.

Conduzir ao telemovel 2018

Depois de já ter reforçado as penalizações aos condutores apanhados a conduzir e ao telemóvel, as autoridades francesas acabam de alargar a proibição de usá-lo, mesmo com o automóvel já parado, à beira da estrada. Basicamente, se estás a pensar conduzir em França, esquece o telemóvel!

Segundo avançam os media franceses, a nova regulamentação prevê que, qualquer condutor que seja apanhado com o telemóvel na mão, mesmo que com o carro imobilizado, seja punido com uma multa de, no mínimo, cerca de 135 euros, além da perda de vários pontos na carta de condução.

Caso desejem atender ou consultar o telemóvel e tenham de agarrar no aparelho, os condutores passam a poder fazê-lo apenas e só quando estacionados nas zonas devidamente identificadas para o efeito, e desde que com o carro desligado.

RELACIONADO: EUA. Mais 145 mil acidentes devido ao Pokemon Go, diz estudo.

A lei prevê apenas uma única exceção: situações em que o condutor esteja envolvido num acidente ou numa outra qualquer situação de emergência, altura em que poderá pegar no aparelho para chamar as autoridades ou os serviços de emergência.

Condutores franceses não abdicam do telemóvel

As novas determinações das autoridades francesas, surgem depois de uma sondagem recente ter revelado que nove em cada dez condutores franceses reconhece utilizar o equipamento, quando ao volante.

Também no seguimento de uma decisão judicial em que um condutor conseguiu que um tribunal superior lhe desse razão, no recurso que apresentou, relativamente a uma autuação que sofreu, por estar parado dentro de uma rotunda com os quatro piscas ligados e ao telefone.

O condutor em questão conseguiu que a decisão lhe fosse favorável apenas e só porque a lei, agora alterada, dizia expressamente que o condutor não podia tocar no telemóvel, “quando a circular no trânsito”.

Estradas de duas vias também têm velocidade máxima reduzida

Esta medida, de maior abrangência da proibição de utilização do telemóvel, vem no seguimento de outra, que viu o governo francês reduzir o limite de velocidade em estradas de duas faixas, dos 90 para os 80 km/h.

Sabe esta resposta?
Qual o valor do último investimento feito pela PSA em Mangualde
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lei das portagens põe em risco fábrica da PSA em Mangualde