Clássicos Jaguar Land Rover coloca à venda 100 clássicos, mas nenhum é das suas marcas

Leilão

Jaguar Land Rover coloca à venda 100 clássicos, mas nenhum é das suas marcas

Já sem espaço para acomodar tanto clássico, a Jaguar Land Rover (JLR) decidiu desfazer-se de um total de mais de 100 viaturas. Com uma particularidade: nenhuma pertence às suas marcas.

MG Midget 1500, 1979

Procurando reduzir o seu imobilizado e, ao mesmo tempo, encontrar novos espaços para os projetos que tem na manga, a Jaguar Land Rover decidiu promover a venda de mais de uma centena de clássicos que tem vindo a manter, através de uma iniciativa a que chama “Affordable Classics“, ou “Clássicos Acessíveis”. A qual, agendada para o próximo dia 21 de março, em Bicester Heritage, no Reino Unido, permitirá aos participantes adquirirem modelos históricos, alguns deles edições de uma só unidade, e sem preço pré-definido.

Dos carros à disposição, que vão desde um Austin Allegro Vanden Plas até uma shooting brake Rover P6, de um Maestro Turbo até um Morris Minor, só não faz parte, no entanto, qualquer modelo da Jaguar Land Rover. Já que desses, e como é natural, o fabricante britânico não pensa desfazer-se.

Todas as 100 viaturas a leilão faziam parte da Coleção James Hull, adquirida pela Jaguar Land Rover em 2014. Uma coleção que somava um total de 543 automóveis, abrangendo modelos de várias eras, a começar na década de 30 do século passado.

Rover P6 3500 Auto Estate 1974
Rover P6 3500 Auto Estate 1974

Na altura, a coleção estava avaliada em cerca de 113 milhões de euros, valor que, no entanto, o construtor nunca confirmou ter pago.

A justificar este valor, a presença de modelos raros, entre os quais, um Chevette 2300 HS, um Borgward Isabella Coupé e até um protótipo Ferguson Scimitar. A que se juntam depois propostas que pouco têm a ver com automóveis, como é o caso de uma lancha Riva e, em grande número, para crianças, carros e aviões a pedais. Todos eles, clássicos que a JLR se encarregou de cuidar e manter, desde a sua aquisição, mas que o excesso de stock obriga agora a vender.

RELACIONADO: Uma visita à coleção de clássicos da Jaguar Land Rover

Associação de beneficência também vai receber clássicos

A par das unidades que vão a leilão, o fabricante britânico anunciou ainda a intenção de ceder 40 clássicos à organização de caridade Starter Motor. É também uma forma de encorajar uma nova geração de entusiastas de clássicos, a aprenderem a manter, recuperar, e até conduzir, veículos históricos. Isto, ao mesmo tempo que, nas suas oficinas de Solihull, o construtor continua a dar formação a aprendizes, na recuperação de modelos da marca.

Renault Caravelle 1968
Renault Caravelle 1968

Estamos a expandir o âmbito dos serviços que oferecemos aos nossos clientes e o espaço conseguido, com a venda destes veículos, permitirá focar-nos noutras iniciativas excitantes. Isso inclui o fabrico de versões Reborn (Renascidas) dos Range Rover e Jaguar E-Type, carros Works Legends para venda, e a Classic Collection, que são veículos icónicos entregues aos cuidados de uma equipa de especialistas sediados nas novas instalações da Classic Works, no Reino Unido.

Tim Hanning, diretor da Jaguar Land Rover Classic

Se és um apaixonado dos clássicos e tens os meios necessários, talvez esta seja a tua oportunidade. Enquanto o momento do leilão não chega, podes ver na galeria abaixo alguns dos modelos colocados à venda. O site oficial Brightwells, a responsável pelo leilão, permite ver todos os modelos disponíveis para venda.

Ford Transit MK1 Campervan 1968
Ford Transit MK1 Campervan 1968

 

 

Sabe esta resposta?
Qual o rácio peso-potência anunciado para o Lotus 3-Eleven 430?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lotus despede-se do 3-Eleven com a versão mais potente de sempre