Notícias Jaguar Land Rover. Todas as novidades até 2020

Antevisão

Jaguar Land Rover. Todas as novidades até 2020

A Jaguar Land Rover atravessa um excelente momento de forma. O crescimento promete continuar, com novos e inéditos produtos a serem lançados até ao final da década.

Jaguar i-PACE

Com o ano fiscal 2016-17 a terminar a 31 de março, a Jaguar Land Rover anunciou, pela primeira vez, vendas superiores a 600 mil unidades. Número que equivale ao dobro do alcançado há seis anos atrás, e significa o triplo do volume de negócios no mesmo período de tempo.

A Land Rover é a marca que mais tem contribuído para os bons resultados, graças à apetência do mercado por propostas SUV. Até a Jaguar teve de oferecer uma proposta nesse segmento, o F-PACE. Resultado? É atualmente o seu modelo mais vendido.

A boa forma é para continuar. A JLR não se pode dar ao luxo de abrandar. O que o grupo está a preparar para os próximos anos? Vamos ver.

Jaguar

Em setembro no salão de Frankfurt, será apresentado o E-PACE, um novo crossover. Este modelo irá posicionar-se um segmento abaixo do F-PACE e, ao contrário dos outros Jaguar, será maioritariamente construído em aço.

Deverá recorrer à plataforma D8, a mesma do Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque. Será destes que deverá herdar também as motorizações, ou seja, as unidades quatro cilindros Ingenium Diesel e gasolina, recentemente apresentadas.

No próximo ano, conheceremos a versão de produção do I-PACE. O primeiro modelo 100% elétrico da marca e do grupo – já nos referimos a este modelo em diversas ocasiões. O I-PACE é baseado numa nova arquitectura, em alumínio, para veículos elétricos. Será construído nas instalações da Magna-Steyr, em Graz, na Áustria a uma cadência de 15 mil unidades por ano.

Em 2019 o XJ, o topo de gama de marca, será finalmente substituído. Inicialmente, Ian Callum, diretor de design da Jaguar, contemplava algo formalmente mais próximo de um coupé, mas o mercado chinês ditou que o melhor caminho a seguir será o de uma berlina de traço mais convencional.

Chegou-se a considerar um novo XJ exclusivamente elétrico, mas em vez disso veremos uma maior diversificação na oferta de sistemas de propulsão.

 

Jaguar XJR

A Jaguar refere que o mundo pode ainda não estar preparado para um segundo modelo zero emissões. A carreira do I-PACE será determinante para a estratégia futura da marca neste particular.

Como tal, o XJ apostará em motores exclusivamente térmicos e soluções híbridas. Um plug-in está a ser considerado, onde o motor Ingenium de quatro cilindros a gasolina coabitará com um motor elétrico.

E finalmente, em 2020, será a vez do F-TYPE ser substituído. Infelizmente, pouco ou nada se sabe sobre o futuro coupé e roadster. Recentemente o F-TYPE foi enriquecido com uma motorização base de quatro cilindros, especulando-se que a próxima geração possa também ganhar uma variante híbrida.

Land Rover

Com o apetite interminável por SUV do mercado, e apesar da crescente concorrência, a Land Rover parece ter vida facilitada nos próximos anos. Ainda recentemente apresentou o Range Rover Velar, que se posicionará entre os modelos Evoque e Sport. Destes, destaca-se não só pelo seu estilo, mas também por ser o primeiro Land Rover concebido com a base de um Jaguar, a D7a, que serve o F-PACE.

2017 Range Rover Velar

O próximo ano dará a conhecer o sucessor do Evoque. Será uma profunda remodelação do modelo atual, mantendo a mesma base D8. O E-PACE deverá dar fortes sinais do que poderemos esperar do futuro Evoque.

 

RELACIONADO: P-Type, Landmark, XJS… O que é que a Jaguar Land Rover está a preparar?

Mas será o sucessor do Land Rover Defender que deverá receber todas as atenções. O Defender deixou de ser produzido o ano passado mas vai regressar, provavelmente ainda durante o próximo ano. Será o primeiro modelo a sair da nova fábrica da Jaguar Land Rover na Eslováquia.

Land Rover DC100

Tudo aponta para que recorra a uma versão mais simples da plataforma D7u, em alumínio, a mesma que dá origem ao Range Rover, Range Rover Sport e Land Rover Discovery. Prevê-se que tenha pelo menos duas carroçarias, uma de duas e outra de quatro portas. E cada uma delas deverá ter duas versões: uma mais orientada para ambientes urbanos e outra para os entusiastas do todo-o-terreno.

Na imagem podemos ver o concept de 2015, mas segundo os rumores mais recentes, não terá muito a ver com este. De todos os modelos previstos, será sem dúvida aquele que mais desafios colocará à Jaguar Land Rover.