Clássicos Magnum. O super SUV dos anos 80 que ninguém conhece

SUV de luxo

Magnum. O super SUV dos anos 80 que ninguém conhece

Antes do Urus, do Levante e do Bentayga, houve o Magnum! Um super SUV de luxo com motores potentes, só que... estávamos nos anos 80. Too early!

Diz o povo que estar certo antes do tempo também é estar errado. O Magnum é um bom exemplo de como uma boa ideia, na altura errada, não é sinónimo de sucesso.

Hoje todas as marcas de luxo se aventuram no segmento dos SUV, mesmo aquelas que há bem pouco tempo se recusavam a isso. É o caso do Lamborghini Urus, do Maserati Levante, do Bentley Bentayga, entre alguns outros.

Na década de 80, numa altura em que era impensável pensar num SUV como sinónimo de luxo e performance, houve uma marca italiana que teve a ousadia de ser precursora, neste segmento.

Pouco antes da Lamborghini começar a produzir o LM002, a Rayton-Fissore, um fabricante independente italiano, começou por criar o rival para o Range Rover, o Magnum.

Lançado em 1985, o SUV de luxo foi comercializado na Europa com o nome de Magnum, e começou a ser exportado para os EUA em 1988, onde recebeu a designação de LaForza.

Baseado num chassis Iveco, foi comercializado com os mais variados motores — desde unidades Diesel turbo da Iveco, ao 2.0 litros Bialbero a gasolina da Fiat e até mesmo ao mítico V6 Busso proveniente da Alfa Romeo, associados a uma caixa manual.

Para os EUA, trocou-os por unidades adequadas aos… americanos —  motores V8, de origem Ford, com 5.0 litros (com e sem compressor), 5.8 litros e até uma única unidade com um mega V8 de 7.5 litros. Posteriormente, em 1999, o V8 da Ford foi trocado por outro, da GM, com 6.0 litros sobrealimentados através de compressor. Fossem Ford ou GM, os V8 tiveram sempre associados a uma caixa automática de quatro velocidades.

No que diz respeito à estética, podemos deixar à tua consideração, mas a nós parece-nos um Fiat Uno gigante.

Mas, se gostas, temos uma boa notícia para ti: a leiloeira RM Sotheby’s tem uma unidade americana em leilão, que te dispensa por menos de dez mil euros. É a tua oportunidade.

Sabe esta resposta?
Qual o super SUV que vai tentar novo recorde em Pikes Peak?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bentley Bentayga quer ser o SUV mais rápido em Pikes Peak