Notícias Donos da Volvo interessados na Daimler

Mercado

Donos da Volvo interessados na Daimler

Depois da Volvo e da Lotus, a Geely continua na disposição de gastar dinheiro. Agora, com o objetivo de ser acionista de referência da Daimler.

Mercedes-Benz CLS 2018

Apesar do dinheiro já gasto na Volvo e, mais recentemente, na compra do Lotus, os chineses da Geely continuam de bolsos cheios. Motivo pelo qual fixaram já um novo objectivo — tornarem-se acionistas de referência da alemã Daimler. Intenção que nem mesmo o fracasso de uma primeira tentativa, feita junto do construtor de Estugarda, foi suficiente para desmotivar.

Segundo o jornal chinês “The Global Times”, a Geely está na disposição de investir cerca de quatro mil milhões de euros, para adquirir entre 3 e 5 por cento das ações da Daimler, o que, a acontecer, fará dos chineses o terceiro maior acionista do grupo proprietário das marcas Mercedes-Benz e Smart.

Smart Fortwo Cabrio
A Smart é uma das marcas do grupo Daimler que pode vir a falar (um pouco de) chinês © Thomas V. Esveld / Razão Automóvel

Geely quis comprar ações da Daimler mais barato… e levou nega

Refira-se que a Geely terá começado por tentar adquirir 5% das ações da Daimler, diretamente junto do construtor, embora exigindo que as ações fossem avaliadas a um preço ligeiramente mais baixo que o praticado no mercado. Algo que o grupo automóvel alemão terá recusado, aconselhando os chineses a adquirirem as ações no mercado aberto e ao preço praticado no momento.

RELACIONADO: A Lotus foi comprada pela chinesa Geely. E agora?

Recorde-se a Geely tem sido, nos últimos anos, um dos construtores automóveis chineses mais ativos no mercado internacional, com o objetivo de adquirir novas marcas. Graças a essa postura, o grupo já gastou não somente 1,5 mil milhões de euros na aquisição da Volvo, em 2010, como, mais recentemente, pouco mais de 55 milhões de euros, por uma posição dominante na Lotus. Já no final deste ano, comprou ainda a empresa de carros voadores Terrafugia.

Geely Terrafugia
A Terrafugia foi a última aquisição da Geely

Quanto à Daimler, possui já joint ventures com os fabricantes chineses BAIC Motor Corp e BYD.

Sabe esta resposta?
Qual a origem do motor do Lancia Stratos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lancia Stratos à venda. O presente de Natal perfeito.
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lancia Stratos à venda. O presente de Natal perfeito.