É à grande!

Uber encomenda 24 mil Volvo XC90 para a sua frota de veículos autónomos

Juntas no desafio da condução autónoma, a Uber acaba de fazer a jogada final: encomendou 24 mil unidades do Volvo XC90, para os tornar autónomos.

Depois de três anos de parceria, a Uber acaba de fazer uma encomenda de 24 mil unidades Volvo XC90, com as quais pretende criar a sua frota de veículos autónomos. Sendo que as entregas, para entrada em funcionamento, deverão começar já em 2019.

Volvo XC90 - Uber

Ainda segundo anunciou a marca sueca, os veículos em questão, unidades do modelo XC90, serão entregues já equipadas com todos os equipamentos tecnológicos de condução autónoma à disposição nas viaturas Volvo. Sendo que, depois, caberá à Uber equipá-los com os sistemas de condução autónoma que tem vindo a desenvolver.

“Um dos nossos objectivos é ser um fornecedor preferencial em termos de condução autónoma e serviços de partilha de veículos, a nível mundial. Sendo que o acordo hoje assinado com a Uber é um dos primeiros passos nessa direção estratégica”.

Hakan Samuelsson, CEO da Volvo

Volvo XC90 da Uber têm como destino os EUA

Ainda de acordo com as informações entretanto divulgadas, a Uber pretende utilizar estes novos veículos nos EUA. Embora não revelando, pelo menos para já, quer as cidades em que serão colocados a circular, ou até mesmo quando é que começarão a operar.

Volvo XC90 - Uber

“Será mais cedo do que as pessoas pensam”, garante, no entanto e em declarações à Automotive News Europe, o director para as parcerias na Uber, Jeff Miller. Acrescentando que “o nosso objetivo é conseguir operar estes carros sem condutor atrás do volante, em cidades e ambientes selecionados. Basicamente, aquilo que commumente se denomina de condução autónoma de Nível 4”.

RELACIONADO: Adeus táxis (e Uber…)! A DriveNow já chegou ao Aeroporto de Lisboa

Carros autónomos de Nível 5? Uber desconhece

Já quando questionado se a Uber irá ter algum veículo autónomo de Nível 5, Miller responde que “não conheço ninguém no mundo, que se diga capaz de produzir um automóvel equipado com tecnologia de condução autónoma de nível 5, ou seja, capaz de se manter autónomo sempre e em todas as condições”.

A terminar, referir ainda que os 24 mil carros a fornecer pela Volvo, terão de estar nas mãos da Uber, até 2021.

Volvo XC90 - Uber
Sabes responder a esta?
Qual o ano em foi lançado o primeiro BMW M3?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

BMW M3. Recorda todas as gerações desde 1985

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos