Notícias Porsche 911 GT3 Touring Package. Um «Porsche à antiga»

Salão de Frankfurt 2017

Porsche 911 GT3 Touring Package. Um «Porsche à antiga»

Às vezes menos é mais. A Porsche retirou alguns apêndices aerodinâmicos aos 911 GT3, fez mais algumas alterações e lançou uma nova versão que apresentou hoje no Salão de Frankfurt: o Porsche 911 GT3 Touring Package.

Lembram-se do Porsche 911 Carrera 2.7 RS original? Pois bem, esse modelo que agora vale milhões(!) e que foi considerado um dos melhores investimentos da década, tinha duas versões: a Lightweight (M471) e a Touring (M472).

Como é que eu sei isto de cor e salteado? Além de “isto” ser o meu trabalho, a redação da Razão Automóvel é paredes meias com este “santuário da Porsche”. #lifegoals

Pois bem. Este novo Porsche 911 GT3 Touring Package apresentado hoje no Salão de Frankfurt é, segundo a marca de Estugarda, um tributo a esse Carrera 2.7 RS Touring. Que na prática era uma versão mais domesticada e utilizável do radical Carrera 2.7 RS Lightweight.

A NÃO PERDER: A primeira vez ao volante de um «air-cooled»

O novo Porsche 911 GT3 Touring Package é uma reinterpretação moderna desse conceito, recorrendo aos mesmo componentes da versão GT3, mas adoptando um aspeto mais discreto. Em boa verdade, à excepção da traseira, não há qualquer diferença estética.

No motor, passa-se exatamente o mesmo: tudo igual ao GT3 «normal». Voltamos a encontrar o conhecido 4.0 litros flat-six atmosférico de 500 cv e 460 Nm de binário máximo, agora associado a uma caixa manual de seis – com «ponta-tacão» automático – e capaz de atingir umas gloriosas 9.000 rpm! Repitam comigo: nove mil rotações por minuto. Não se arrepiaram?

Graças a este motor o Porsche 911 GT3 Touring Package cumpre os 0-100 km/h em apenas 3,6 segundos.

Dinamicamente, é um Porsche 911 GT3 meus caros. Eixo traseiro direcionável, diferencial traseiro com bloqueio mecânico, sistema de vectorização de binário e mais um sem fim de «bruxarias» que a Porsche inventou para transformar um modelo com o motor no sítio errado num dos melhores desportivos da história.

Sem exageros. Da história!

Na prática, este Porsche 911 GT3 Touring Package é um Porsche destinado a todos aqueles que sempre desejaram ter um 911 dinamicamente mais acutilante, dispensando o visual impactante das versão GT3 e GT3 RS. Ou isso ou não conseguiram comprar um 911R… e não foram poucos.

Quanto é que este Porsche analógico, revivalista e simplesmente soberbo vai custar em Portugal? 205.475 euros. Ainda dizem que o dinheiro não traz felicidade…