Notícias Kia Picanto GT CUP. Queres ser piloto? Esta pode ser a tua oportunidade

Desporto motorizado

Kia Picanto GT CUP. Queres ser piloto? Esta pode ser a tua oportunidade

Lembram-se dos troféus monomarca com pequenos citadinos que animaram a velocidade e os ralis em Portugal na década de 90? Pois bem, o Kia Picanto GT Cup aposta nessa fórmula.

Kia Picanto GT Cup

A Kia e a CRM Motorsport voltaram a unir esforços para colocar de pé um troféu que promete animar o desporto motorizado em Portugal, prometendo competitividade, diversão e muito adrenalina a custos controlados. A receita não é propriamente nova. Lembram-se do Troféu Honda Logo, Citroen AX, Nissan Micra ou Toyota Starlet? Pois bem, desta feita o modelo escolhido é um Kia Picanto 1.0 Turbo com 140 cv.

No que consiste o Kia Picanto GT Cup?

O Kia Picanto GT Cup é um troféu monomarca em que os Pilotos vão pilotar o Kia Picanto com motor 1.0 Turbo, 140 cavalos de potência, tracção dianteira e uma caixa manual de cinco velocidades num calendário com corridas de velocidade e ralis. Impulsionada pela Kia, esta competição pretende ser a rampa de lançamento de novos valores no automobilismo português e uma fórmula que permite a Pilotos mais experientes continuarem em actividade com custos controlados.

João Seabra, director-geral da Kia Portugal, não esconde a expectativa que existe em torno deste novo projecto. “A Kia Portugal tem uma forte tradição no apoio ao desporto automóvel em Portugal e sempre apostou em dar a oportunidade aos Pilotos de realizarem os seus sonhos. O Kia Picanto GT Cup será uma pedrada no charco e um recomeço da fileira de evolução de todos aqueles que se querem iniciar no desporto automóvel ou para aqueles que saem do karting. Vamos ter ainda uma classe para os que, já não sendo novos ou iniciados, pretendem continuar a divertir-se a muito baixo custo em provas automobilísticas. Esperamos por todos nas pistas ou estradas em 2018 ao volante do giríssimo Kia Picanto GT Cup, afirmou.

Se o teu sonho sempre foi ser piloto, podes ver qual é o custo de participação e as condições do Kia Picanto Cup aqui:

Três categorias

O Kia Picanto GT Cup está estruturado em três categorias. A Júnior é a porta de entrada para o automobilismo. Os participantes aí integrados só podem correr se tiverem mais de 16 anos (inclusive), menos de 27 anos (inclusive) e nunca tenham tido licença desportiva FPAK, excepto de karting. Na categoria Sénior podem entrar todos os Pilotos que já tenham tido licença desportiva de automobilismo (excepto se pontuaram em campeonatos nacionais nos últimos três anos). A terceira categoria é a Taça Feminina, reservada a mulheres, mas que só será uma realidade se houver um mínimo de três equipas.

Calendário provisório

Com seis corridas no calendário provisório, o Kia Picanto GT Cup apresenta corridas para todos os gostos. O início está previsto para Maio, com o Estoril Delivery Day e termina em Novembro, no Estoril Racing Festival.

Nas seis corridas previstas, três formam a Taça Kia Picanto GT Cup Velocidade, enquanto outras três constituem a Taça Kia Picanto GT Cup Ralis.  O vencedor da Super Taça Kia Picanto GT Cup será o piloto com a maior pontuação somada na Taça de Velocidade e na Taça de Ralis. Deste modo, os Pilotos, que por uma questão de custos optem por partilhar carro, devem, cada um, participar numa das taças: velocidade ou ralis. Assim ficam habilitados a discutir a vitória da Taça em que participarem, mas excluídos da Super Taça.

A organização do Kia Picanto GT Cup vai disponibilizar 30 carros para a primeira temporada deste promissor troféu monomarca. Os interessados devem realizar a encomenda, através da plataforma digital localizada no seguinte endereço www.kiapicantogtcup.com, até ao próximo dia 7 de dezembro. A entrega dos carros está agendada para o dia 6 de maio de 2018, no Circuito do Estoril (Estoril Delivery Day). Aí será feito um sorteio para a atribuição de cada um dos 30 exemplares aos proprietários.

Preocupação com o retorno

O Estoril Delivery Day é um dia de formação para os mais novos, no qual estes têm aulas práticas e teóricas, e uma oportunidade para os séniores terem o primeiro contacto com o carro. O Sponsor Day também se realizará no Circuito do Estoril, em Setembro, e tem por base uma acção de co-driving em conjunto com os patrocinadores de cada projecto. Objetivo? Facilitar a angariação de patrocinadores para as equipas e aumentar o retorno.

Prémio FPAK aos novos valores

Uma das novidades associadas ao Kia Picanto GT Cup é a forma como esta competição é vista para lançar novos valores no desporto automóvel. O potencial é tal que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting vai, em 2019, dar a possibilidade a um dos vencedores do campeonato nacional de karting de 2018 de fazer toda a temporada ao volante de um Kia Picanto. A organização está, ainda, a preparar mais um conjunto de prémios aliciantes que divulgará brevemente.

Sabe esta resposta?
A AMG alguma vez preparou um furgão?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-Benz MB 100 D AMG… desculpem? AMG?!
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Mercedes-Benz MB 100 D AMG… desculpem? AMG?!