Notícias SEAT Leon Cupra R e SEAT Arona a caminho de Frankfurt

Salão de Frankfurt

SEAT Leon Cupra R e SEAT Arona a caminho de Frankfurt

A SEAT vai levar ao Salão de Frankfurt não só o seu mais pequeno SUV, o Arona, como o mais potente SEAT de sempre: o Leon Cupra R.

SEAT Leon Cupra R

Falta pouco mais de uma semana para o Salão de Frankfurt abrir as portas e a SEAT não perdeu tempo em divulgar as novidades que apresentará no palco alemão.

A marca espanhola passa por um dos melhores períodos da sua existência, apresentando crescimento contínuo nos últimos quatro anos e resultados positivos históricos. E não deverá ficar por aqui, já que em Frankfurt a marca continuará a alargar a sua gama com a apresentação do inédito Arona, o seu mais pequeno SUV.

O SEAT mais potente… e exclusivo

Mas surpresa, a SEAT também revelou as primeiras imagens do Leon Cupra R. Recebe o título do modelo mais potente de sempre na SEAT, graças aos 310 cv extraídos do bloco de 2.0 litros com turbo, mais 10 cavalos do que o Cupra.

Curiosamente, os 310 cavalos só estão disponíveis quando associados á caixa manual de seis velocidades. Com a DSG, a potência mantém-se nos 300 cv. E tal como o Cupra, o Cupra R também continua a depender apenas do eixo dianteiro para passar todos os equídeos ao solo.

SEAT Leon Cupra R

Não são apenas os 10 cv a diferenciar o Cupra R. Vemos fibra de carbono a ser aplicada nos elementos aerodinâmicos dianteiros e traseiros, nas saias laterais e no extractor traseiro. O Cupra R também ganha adições aos arcos de rodas que se prolongam para os para-choques dianteiro e traseiro gerando maior agressividade visual.

Destaca-se igualmente o uso de um tom de cobre que reveste os espelhos retrovisores, jantes, símbolos e lettering, e as “lâminas” que compõem as extremidades dos para-choques dianteiros. Falando em cores, apenas três estarão disponíveis: Preto Midnight, Cinzento Pyrenees e um mais exclusivo – e caro -, Cinzento Matte.

O interior, tal como o exterior, também vê-se enriquecido pelo tom cobre e pela aplicação de fibra de carbono, assim como pelo volante e caixa de velocidades em Alcantara.

Estas alterações são acompanhadas com alguns acertos de chassis: o camber no eixo dianteiro foi alterado, vem com travões da Brembo e a suspensão adaptativa DCC também viu os seus parâmetros revistos. E por fim, também recebe um novo sistema de escape.

As más notícias é que o Leon Cupra R é de produção limitada. Apenas 799 unidades serão produzidas.

Arona faz a sua estreia mundial

O SEAT Ateca está a ser um sucesso e a marca quer replicar esse mesmo sucesso um segmento abaixo, lançando o Arona. Tal como o mais recente Ibiza, o Arona deriva da MQB A0, mas é maior, sobretudo em altura e comprimento, o que deverá garantir cotas internas acrescidas.

Destaca-se pelas suas possibilidades de personalização – 68 combinações de cores possíveis -, e por um estilo tipicamente SEAT, mas mesmo assim, não é um baby-Ateca.

SEAT Ibiza, agora a gás

O Leon Cupra R e o Arona são sem dúvida nenhuma os destaques, mas a SEAT não se ficou por aqui. A marca espanhola leva até Frankfurt o Ibiza 1.0 TGI, que recorre ao Gás Natural Comprimido – GNC -, como combustível mais limpo e eficiente. Algo que pode ser constatado pelas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) inferiores em 85% relativamente ao Diesel, e emissões de CO2 inferiores em 25% – apenas 88 g/km – relativamente ao motor a gasolina.

O SEAT Ibiza 1.0 TGI estará disponível na versão Style e caracteriza-se por trazer três depósitos: um para gasolina e dois para o GNC. Dado que o motor pode funcionar com os dois combustíveis, será possível uma autonomia combinada de quase 1200 km, dos quais 390 com GNC.

Ainda não acabou…

A SEAT também anuncia que será a primeira marca de automóveis a lançar o serviço de voz interactivo Alexa by Amazon, que estará disponível no final do ano no Leon e Ateca e em 2018 no Ibiza e Arona.

A parceria entre a SEAT e a Amazon irá permitir que os modelos da marca possuam um serviço de voz interativo. Na prática, os condutores poderão perguntar à Alexa por destinos, qual o concessionário mais próximo ou restaurantes entre outras possibilidades. Segundo a marca, a integração do Alexa está ainda no início pelo que é de esperar novas evoluções com ainda mais funcionalidades.

Também serão divulgados os nove nomes finalistas para o novo e terceiro SUV da SEAT. O novo SUV ficará posicionado acima do Ateca e chegará em 2018. Os nove nomes referem-se a locais da geografia espanhola, tendo sido seleccionados entre 10 130 propostas: Abrera, Alboran, Aran, Aranda, Avila, Donosti, Tarifa, Tarraco, Teide.

Após a conferência de imprensa de 12 de setembro, decorrerá uma votação até 25 de setembro nos sítios seat.com/seekingname e seat.es/buscanombre. Todos poderão votar e o nome será posteriormente divulgado até 15 de outubro.

A NÃO PERDER: Salão de Frankfurt 2017. O guia completo