Notícias John Cooper Works GP Concept, o Mini mais radical de sempre?

Apresentação

John Cooper Works GP Concept, o Mini mais radical de sempre?

A visão mais extremista do que pode ser um Mini quando apurado para a alta performance: conheçam o Mini John Cooper Works GP Concept.

Mini John Cooper Works GP Concept

Inspirada pelos triunfos alcançados no Rali de Monte Carlo nos anos 60, a Mini “perdeu a cabeça” na elaboração deste incrível John Cooper Works GP Concept. Classificado apenas como um estudo de design, nenhuma especificação foi apresentada – infelizmente -, mas tanto o exterior como o interior já nos dão bastante para absorver.

Mini John Cooper Works GP Concept

Não podia estar mais distante do Mini Electric Concept que também estará no Salão de Frankfurt. Em comum, nota-se nas duas propostas o mesmo foco no apuro aerodinâmico, apesar dos objectivos totalmente distintos. Um quer atravessar o ar com o mínimo de resistência possível, o outro, este John Cooper Works GP Concept, pretende ficar colado ao asfalto. E como se pode observar, de forma verdadeiramente dramática.

O aparato é grande, cortesia dos elementos adicionados, na maioria, em fibra de carbono: spoiler dianteiro de generosas dimensões, arcos das rodas alargados de forma original, saias laterais e a uma asa traseira tamanho XL.

Também o interior não ficou incólume, mais parecendo o de um carro de competição, ou seja, despido de praticamente todos os sinais de civilização. Marcam presença um roll bar, bancos de competição com arnês de cinco pontos, patilhas por detrás do volante e um painel de instrumentos digital.

A escolha de cores também é sugestiva das intenções do Mini John Cooper Works GP Concept, um mix entre preto e cinzento contrastando com elementos a vermelho. Se estão curiosos acerca do número 0059 visível nos guarda lamas dianteiros e nos bancos, trata-se de uma clara referência ao ano de lançamento do Mini original: 1959.

Também a marca surge visível de forma dramática no portão traseiro, ocupando uma área considerável, e na frente localizada na entrada de ar inferior. E por fim, tal como Electric Concept, a representação gráfica da Union Jack – a bandeira britânica – nos farolins traseiros.

Antecipação do próximo Mini GP?

O Mini John Cooper Works GP Concept parece também antecipar o próximo Mini GP – a representação mais extremista dos Mini de estrada. Sempre produzidos de forma limitada em 2000 unidades, já houve duas gerações de Mini GP, lançados em 2006 e 2012, correspondendo às duas gerações anteriores R50 e R56.

Será que o futuro Mini GP conseguirá ser tão extremista como este concept? Teremos de esperar para ver.

Mini John Cooper Works GP Concept