Tuning

Brabus Rocket 900 Cabrio. De cabelos ao vento… a 350 km/h

Excesso de cabelo? A Brabus tem a solução. O Brabus Rocket 900 Cabrio passa a ser o descapotável mais potente e rápido de sempre.

Ninguém pode acusar o Mercedes-AMG S65 Cabriolet de falta de potência. O V12 biturbo debita 630 cv – o meu «eu» irónico diria que até é um valor de potência “adequado” para andar de cabelos ao vento. Mas a Brabus parece ter uma opinião diferente

A NÃO PERDER: Salão de Frankfurt 2017. O guia completo

Potência a mais? Não existe. E a demonstração disso mesmo é este Brabus Rocket 900 Cabrio.

Qual a definição de suficiente para a Brabus? O V12 biturbo passou a debitar 900cv e o Brabus Rocket 900 Cabrio é agora o descapotável de quatro lugares mais potente e rápido do planeta.

Magia negra

Para extrair mais 270 cv do V12, a Brabus aumentou a capacidade do motor de 6.0 para 6.3 litros, concebeu colectores e sistema de escape específico, assim como um sistema de admissão novo e substituiu o par de turbos por uns de maiores dimensões.

Para lidar com todo o poderio extra, os pistões são forjados e tanto a cambota como as bielas foram substituídas por outras extraídas de um bloco sólido de aço. Para que tudo funcionasse como devia, um novo programa de gestão eletrónica do motor foi concebido.

Brabus Rocket 900 Cabrio - motor

Os números finais impressionam: 900 cv a umas relativamente baixas 5500 rpm e um binário gigantesco de 1500 Nm às 4200 rpm. No entanto, o 900 Rocket tem o binário máximo limitado a uns “razoáveis” 1200 Nm para garantir a fiabilidade da transmissão. Esta é efetuada através da mesma caixa de sete velocidades automática do S65, mas para lidar com tantos “cv” e “Nm” a mais, teve de ser modificada.

O que 900 cv são capazes de fazer a um automóvel que pesa mais de duas toneladas? Bem, podem recolher a capota e experimentar de cabelos ao vento o efeito catapulta de 3,9 segundos dos 0 aos 100 e continuar a ser pressionado contra os bancos até aos 350 km/h de velocidade máxima.

Se os 3,9 segundos parecem elevados para 900 cv, talvez fiquem surpreendidos em saber que o S65 no qual o Rocket 900 se baseia, apesar de ser o mais potente dos AMG, está disponível apenas com duas rodas motrizes – os S63 V8 são de tração integral. Um momento de silêncio antecipado pelo sofrimento que será imposto aos dois pneus traseiros – 295/30 ZR 21 -, e pelo seu fim precoce.

RELACIONADO: Salão de Frankfurt 2017. O guia completo

Como seria de esperar, o Brabus Rocket 900 Cabrio não se fica pelas alterações mecânicas e dinâmicas. O interior ganhou novo velocímetro digital, agora graduado até aos 400 km/h, aplicações em alumínio e soleiras com o logótipo da Brabus – iluminado e com as mesmas cores da luz ambiente interior.

O Rocket 900 Cabrio estará em exposição no Salão de Frankfurt com um interior em dois tons – Mondial Vanilla e Mondial Black. Quanto custa o descapotável de quatro lugares mais potente e rápido do planeta? Não sabemos. Mas considerando os mais de 420 mil euros necessários para a berlina Rocket 900, o Cabrio não deverá ficar por menos.

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos