Tuning

Um SEAT Arosa com 350 cv no meio de superdesportivos em pista. Só visto…

Enquanto esperamos pelos 115 cv do Volkswagen up! GTI, a casa de tuning Turbotechnik entretém-se a colocar 350 cv num SEAT Arosa. Chega?

Se bem se lembram, antes do atual SEAT Mii a marca espanhola tinha na sua gama um outro citadino, o SEAT Arosa. Produzido entre 1997 e 2004, este modelo era baseado na plataforma A00 do Grupo Volkswagen, desenvolvido em paralelo com o Lupo.

O Lupo chegou a ter uma versão GTI equipada com um motor 1.6 litros atmosférico de 125 cv. Na altura foi um sucesso, mas o Arosa nunca chegou a conhecer versão equivalente. Mas nem o Lupo GTI faria frente a este SEAT Arosa de 350 cv de potência. Sim, leram bem.

VEJAM TAMBÉM: SEAT Leon Cupra com motor elétrico “é uma possibilidade”

Os alemães da Turbotechnik resolveram pegar no simpático SEAT Arosa e transformá-lo numa máquina para os circuitos. O motor 1.0 de 50 cv original deu lugar a um bloco 1.8 20VT proveniente de um Ibiza Cupra. Não contentes, colocaram um turbo Garrett GT28R e uma bomba de combustível, intercooler e injetores de maiores dimensões.

Os sistemas de admissão e escape sofreram também as alterações necessárias, enquanto que o sistema de travagem foi emprestado do Audi S2.

A Turbotechnik equipou o SEAT Arosa com pneus semi-slick e levou-o até ao traçado do Racepark Meppen, na Alemanha. Os 350 cv de potência provaram ser suficientes para aguentar o ritmo de desportivos de outros campeonatos:

Pode até não ter o chassis/suspensão mais adequado para este tipo de aventuras em pista, mas com apenas 840 kg de peso não temos dúvidas que este pocket-rocket é uma máquina hilariante para explorar as curvas apertadas deste circuito.

Mas se for apenas para andar em frente, o melhor é mesmo este SEAT Arosa 2.0 TDI, um colosso do drag racing com 500 cv.

Sabes responder a esta?
Que clássico da SEAT comemora este ano o seu 60º aniversário?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

SEAT 600. O «Carocha dos espanhóis» celebra 60 anos

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos