Notícias Este foi o primeiro Tesla Model 3 a sair da fábrica

Mercado

Este foi o primeiro Tesla Model 3 a sair da fábrica

O primeiro exemplar de produção saiu da fábrica este domingo, depois do próprio Elon Musk, CEO da Tesla, ter admitido que seria difícil cumprir o prazo para o arranque da produção do Model 3.

Elon Musk prometeu, e cumpriu. Foram quase 400 mil pré-encomendas, com um depósito de 1000 dólares cada, desde que o Model 3 foi apresentado, há mais de um ano. A promessa era de que as primeiras unidades seriam entregues ainda este mês. Aí está a primeira.

Produzido na fábrica da Tesla em Fremont, na Califórnia, o primeiro Model 3 estava originalmente destinado para Ire Ehrenpreis, membro do concelho de administração da Tesla. Mas como presente de aniversário para Elon Musk, que cumpriu 46 anos de idade no final do mês passado, Ire Ehrenpreis cedeu o direito de ficar com o primeiro Model 3 ao CEO e fundador da marca.

A NÃO PERDER: Como se comporta o Tesla Model X no «teste do alce»?

De resto, os primeiros modelos serão entregues a responsáveis da marca, de forma a poderem «limar arestas» antes da entrega ao grande público. De acordo com Musk, a produção vai crescer exponencialmente; os primeiros 30 exemplares serão entregues até ao dia 28 de julho, e a partir de dezembro o objetivo é produzir 20 mil unidades por mês.

Palavra de ordem: simplificar

Embora seja efetivamente o modelo mais recente da gama, o Model 3 é uma espécie de variante mais simples e compacta do Model S, de forma a conseguir cumprir o preço base prometido de 35 mil dólares (nos EUA).

Ainda assim, o novo modelo será capaz de cumprir o sprint dos 0-100 km/h em menos de 6 segundos, enquanto que a autonomia é de 346 km (estimada). Confere aqui os principais detalhes técnicos do novo Tesla Model 3.