Notícias É oficial. Estes são os principais detalhes técnicos do Tesla Model 3

Elétricos

É oficial. Estes são os principais detalhes técnicos do Tesla Model 3

Já são conhecidos os principais detalhes técnicos do Tesla Model 3. O elétrico será revelado ao público no dia 3 de julho, há 400 mil interessados em lista de espera.

As expectativas são elevadas quando se fala do Tesla Model 3. É um modelo que não só poderá transformar a Tesla num construtor de volume, como poderá estar para o automóvel elétrico como o Ford Model T esteve para o automóvel no geral – estamos a ser optimistas. E não esqueçamos que, de momento, existem cerca de 400 mil ansiosos clientes em lista de espera pela mais recente criação da marca norte-americana.

Apesar de todo o mediatismo, pouco ou nada se sabia sobre o futuro modelo, além do preço base (35 mil dólares) e a autonomia (350 km). Até hoje.

No site da Tesla, é possível aceder à seguinte tabela.

Tesla Model 3 - lista de especificações Tesla Model 3 - lista de especificações

Segundo Elon Musk, o Tesla Model 3 será uma versão mais compacta e simples do Model S. Isto após alguns clientes já terem questionado se deveriam trocar o seu Model S pelo Model 3.

Apesar do Model 3 ser o nosso modelo mais recente, não é a "Versão 3" ou a "próxima geração Tesla". (...) O Model 3 é mais pequeno e simples, e virá com muito menos opções que o Model S.

Elon Musk, Diretor Executivo da Tesla

Esta lista de especificações revela características mais detalhadas do futuro Model 3 e confirma as declarações do responsável máximo da Tesla. A começar pelo tamanho: 4.69 m de comprimento, quase 30 cm a menos que os 4.97 m do Model S.

A simplicidade anunciada pode ser confirmada na tabela, no item «customização», onde é revelado que o Model 3 terá menos de 100 configurações possíveis, comparando com as mais de 1500 do Model S.

Os restantes dados disponíveis, revelam que o interior do Model 3 terá apenas um ecrã central de 15 polegadas que concentrará toda a informação, capacidade para cinco lugares (o Model S pode ter mais dois), e a capacidade total das bagageiras (frontal e traseira) será sensivelmente metade da do Model S. No capítulo da performance, dependendo da versão, o Model S pode alcançar as 60 mph (96 km/h) nuns “absurdos” 2.3 segundos. O Model 3 ainda não sabemos quantas versões terá, mas para a versão inicial, a Tesla anuncia cerca de 5.6 segundos. O que já é significativamente rápido.

Uma nota importante refere-se ao carregamento das baterias do futuro modelo. Os atuais proprietários do Model S podem carregar as baterias nas estações de carregamento rápido da Tesla gratuitamente, algo que não acontecerá com os futuros proprietários do Model 3, que terão de pagar pelo seu usufruto.

O Tesla Model 3 em números

  • 5 lugares
  • 5.6 segundos dos 0-96 km/h (0-60 mph)
  • Autonomia estimada: +215 milhas / +346 km
  • Portão da bagageira: abertura manual
  • Capacidade da mala (frente e traseira combinadas): 396 litros
  • Utilização dos postos de carregamento Tesla tem de ser paga
  • 1 display touchscreen de 15 polegadas
  • Menos de 100 configurações possíveis
  • Tempo de espera estimado: + de 1 ano

O Tesla Model 3 tem apresentação marcada para o dia 3 de julho de 2017, data apontada também para a sua entrada em produção.

Sabe esta resposta?
Qual o tempo conseguido pela Motor Trend na aceleração de 0-60 milhas por hora pelo Tesla Model S P100D ?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari, Porsche e McLaren: nenhum deles acompanha o Tesla Model S P100D