Notícias Ferrari rende-se aos SUV? É isso mesmo que estás a pensar…

Rumores

Ferrari rende-se aos SUV? É isso mesmo que estás a pensar…

Se dúvidas houvesse, nem a Ferrari está imune à febre dos SUV. O próximo modelo da «casa de Maranello» poderá ser um rival para o Lamborghini Urus.

Imagem em destaque meramente especulativa | Theophilus Chin

Os rumores que apontam para o possível desenvolvimento de um SUV com o emblema do cavallino rampante não são novidade. Embora ainda nada se tenha vindo a concretizar, a especulação que dura há vários anos promete continuar, e não por falta de desmentidos – já por várias vezes os responsáveis da marca negaram a introdução de um SUV na gama Ferrari.

Com o Lamborghini Urus prestes a chegar ao mercado, parece que o inevitável vai mesmo acontecer. De acordo com a CAR magazine, no quartel general da marca, em Maranello, os responsáveis da Ferrari já estão a trabalhar num projeto a partir do qual irá nascer um modelo com características SUV. E esse projeto já tem nome: F16X.

CLÁSSICOS: Ferrari 500 Superfast. O primeiro Superfast

Segundo a publicação britânica, o novo modelo vai ser desenvolvido lado a lado com a próxima geração do GTC4Lusso (em baixo) – um modelo por si só um pouco diferente dos restantes desportivos da marca, devido ao estilo “shooting brake”.

Ferrari GTC4 Lusso
Ferrari GTC4 Lusso foi apresentado em 2016, no Salão de Genebra.

Em termos estéticos, são de esperar semelhanças com GTC4Lusso (imagem em destaque), com o novo modelo a adotar as características de um SUV tradicional: cinco portas, altura ao solo elevada, plásticos em torno da carroçaria e tração integral.

Quanto ao motor, o SUV está na linha da frente para ser o segundo modelo híbrido da marca italiana, depois do LaFerrari em 2013. Em vez de optar pelo bloco 6.3 litros V12 atmosférico (680 cv e 697 Nm) do GTC4Lusso, tudo indica que a Ferrari irá apostar num motor V8 auxiliado por uma unidade elétrica, com um nível de potência ainda por especificar.

Depois de um ano recorde em 2016, este ano a Ferrari espera aproximar-se das 8500 unidades. E quem sabe, no futuro próximo, a Ferrari não irá até ultrapassar o patamar das 10 mil unidades – para isso teremos de esperar pela confirmação oficial do novo SUV.