Notícias O Goodwood Festival of Speed é já este mês

Goodwood Festival of Speed

O Goodwood Festival of Speed é já este mês

Faltam poucas semanas para o arranque do Goodwood Festival of Speed. Uma vez mais, não faltam motivos de interesse.

Ferrari LaFerrari FXX K em Goodwood Festival of Speed 2016

Realiza-se entre 29 de junho e 2 de julho a edição de 2017 do Goodwood Festival of Speed. O tema deste ano é Peaks of Performance – Motorsport’s Game-Changer, pelo que se pode esperar uma forte de presença de modelos que vingaram pela força e rapidez no desporto motorizado.

Este ano coincide com o 70º aniversário da Ferrari, o que dará colorido acrescido ao festival, com 70 modelos do Cavallino Rampante a marcarem presença, entre modelos de estrada e competição.

Novidades automóveis em Goodwood

O Goodwood Festival of Speed será também palco para a estreia de diversos modelos. Desde o já conhecido Honda Civic Type R, ao muito pouco conhecido Vauxhall VXR8 GTR-S, uma enorme berlina de tração traseira, derivada do australiano Holden Commodore, que cessa produção este ano. Será o Vauxhall mais potente de sempre, com impressionantes 595 cavalos, graças ao V8 de 6.2 litros sobrealimentado oriundo do Corvette. Limitado a 15 unidades, poderá significar o fim definitivo de motores V8 na marca, agora que passou para as mãos do grupo PSA.

A Ford levará ao festival o novo Fiesta ST e o supercar GT terá o desafio de enfrentar a famosa rampa da mansão de Lord March. A Proton, que recentemente foi notícia pela sua aquisição parcial por parte da Geely, levará o Iriz R5 a Goodwood, a sua nova arma para os campeonatos de rali.

Entre as personalidades em destaque, o festival dará destaque a Tom Kristensen, o mais bem sucedido piloto em Le Mans, contando com nove triunfos absolutos na lendária prova, seis dos quais consecutivos, aos comandos de um Audi R8 e de um Bentley Speed 8. Haverá também espaço para comemorar o 110º aniversário do primeiro circuito automóvel construído propositadamente para o efeito – Brooklands, que se situa em Surrey, Inglaterra.

Tom Kristensen
Tom Kristensen

Outro dos destaques do Goodwood Festival of Speed será, obviamente, a Goodwood Hillclimb. Evento onde centenas de automóveis – clássicos, modernos e de competição – sobem a rampa de 1.86 km de distância, com muitos modelos a tentarem o recorde absoluto. Novidade este ano é a rampa ser palco para uma competição de drift, que contará com a presença de seis pilotos, onde se incluem ‘Mad’ Mike Whiddett, Vaughn Gittin Jr e o campeão atual James Deane.

Olhar para o futuro

O Goodwood Festival of Speed olhará também para o futuro, com o Future Lab. Será exposto o Robocar, o primeiro automóvel de competição autónomo, assim como dois exemplares de automóveis voadores. O Pal-V One e o VRCO NeoXCraft. Até haverá espaço para uma apresentação virtual de um avião de passageiros supersónico, o Boom Technology Supersonic, capaz de atingir Mach 2.2. Bem, se é o “Festival da Velocidade”, o Supersonic cumpre o requisito.

Robocar
Robocar