Notícias Museu Nacional dos Coches reabre este sábado com entrada gratuita

Eventos

Museu Nacional dos Coches reabre este sábado com entrada gratuita

O Museu Nacional dos Coches reabre já no próximo sábado. O seu encerramento desde o passado dia 26 de abril deveu-se à instalação do projeto museográfico.

Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches reúne uma coleção única que mostra a evolução técnica dos meios de transporte de tração animal até ao automóvel. A coleção inclui mais de 78 viaturas de gala e passeio dos séculos XVI a XIX da Casa Real Portuguesa, da Igreja e de coleções particulares.

O projeto museográfico era inexistente desde a inauguração do novo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, em maio de 2015.

O projeto contempla barreiras de proteção dos coches, legendas mais completas em quatro línguas diferentes (português, inglês, francês e espanhol), vista virtual pelo interior dos coches – onde é possível ver todos os detalhes -, enquadramento e evolução histórica do modelo apresentado e ainda uma parte em vídeo dedicada às crianças com o tema “Era uma vez”. As novas zonas de projeção de multimédia com som, imagens e vídeo alusivas à época e de cada salão são também uma novidade.

O museu é da autoria do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prémio Pritzker em 2006. Está prevista a construção de uma passagem pedonal sobre a via-férrea que será a última fase do projeto. Prevê-se também que a área dedicada ao estacionamento, junto ao rio, seja remodelada, permitindo o aumento do número de lugares de estacionamento.

A NÃO PERDER: Todos os carros e pilotos que venceram o Rally de Portugal

Em 2016 o museu teve 592 mil visitantes, liderando assim a lista de entradas nos museus nacionais. Nos primeiros quatro meses deste ano conta já com 150 mil visitantes. Os franceses são os que mais visitam este museu.

A inauguração está marcada para amanhã, dia 19 de maio, e vai contar com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

O museu reabre ao público no sábado, dia 20 de maio às 10h00 e estará aberto até à meia-noite – última entrada até às 23h00 – com programação alusiva à Noite Europeia dos Museus. A entrada é gratuita, excecionalmente, durante este fim de semana nos dois espaços: Museu Nacional dos Coches e Picadeiro Real.