Notícias Jaguar I-Pace. O SUV elétrico inspirado na Fórmula E

Elétricos

Jaguar I-Pace. O SUV elétrico inspirado na Fórmula E

A Jaguar vai estrear-se na Fórmula E no próximo ano e o desenvolvimento do monolugar elétrico vai ajudar a limar as últimas arestas do novo Jaguar I-Pace.

Jaguar I-Pace

Caminhamos a passos largos para a apresentação do Jaguar I-Pace, na sua versão final. Um modelo determinante para os objetivos da Jaguar nos próximos anos – se bem se lembram, “o modelo mais importante para a Jaguar desde o icónico E-Type”, segundo a própria marca.

Num mercado ainda com poucas propostas mas em rápido crescimento, o Jaguar I-Pace terá pela frente o Tesla Model X, que será um dos seus principais rivais. Neste capítulo, a Jaguar parte em desvantagem para a marca californiana, mas a Jaguar quer recuperar o tempo perdido através da experiência na competição, mais propriamente na Fórmula E.

"Na Fórmula E estamos em constante competição em todas as áreas, mas há um grande cruzamento com os modelos de produção no que toca à gestão térmica. Há muito que podemos fazer no software e algoritmos, e estamos a aprender bastante na travagem regenerativa e em simulações".

Craig Wilson, diretor da Jaguar Racing

Simultaneamente, no desenvolvimento do Jaguar I-Pace, a marca britânica tem recolhido informações importantes que podem ser aproveitadas também para a competição, nomeadamente o sistema de proteção em torno das unidades elétricas de alta voltagem. O monolugar elétrico da Jaguar vai estrear-se no próximo ano, na quinta temporada da Fórmula E.

Mecanicamente, o Jaguar I-Pace estará equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de gerar um total de 400 cv de potência e 700 Nm de binário máximo às quatro rodas. As unidades elétricas são alimentadas por um conjunto de baterias de iões de lítio de 90 kWh que, segundo a Jaguar, permite uma autonomia superior a 500 km (ciclo NEDC). Será possível recuperar 80% da carga em apenas 90 minutos usando um carregador de 50 kW.

O Jaguar I-Pace começa a ser comercializado na segunda metade de 2018, e o objetivo da Jaguar é de que daqui a três anos, metade dos seus modelos de produção tenham opções híbridas ou 100% elétricas.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do novo motor de quatro cilindros do Jaguar F-TYPE?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar F-TYPE ganha um novo motor de quatro cilindros
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Jaguar F-TYPE ganha um novo motor de quatro cilindros