Notícias BMW Série 8. O «regresso» 18 anos depois

Antevisão

BMW Série 8. O «regresso» 18 anos depois

Como tem sido habitual nos últimos anos, o Concorso d’Eleganza Villa d’Este será o palco escolhido pela BMW para a apresentação de um novo concept. Um concept muito especial que antevê a próximo BMW Série 8.

Ainda ontem referíamos o discreto fim de produção do BMW Série 6 Coupé e hoje apresentamos o primeiro teaser do próximo coupé de grandes dimensões da marca bávara. A BMW refere-se ao concept como uma antecipação do próximo Série 8, um modelo que já não era visto nos catálogos da marca desde o final do século passado.

Porquê agora?

Para quem acha estranho a BMW acabar com um coupé de grandes dimensões como o Série 6 por fracos resultados comerciais e em seguida apresentar um novo coupé de grandes dimensões, a lógica é facilmente compreensível.

Ao subir de escalão, também os preços praticados por um modelo desta natureza podem ser outros. Assim, mesmo que o modelo apresente um número de vendas modesto, as margens de lucro serão bastante mais apetecíveis.

BMW Série 8

Dito isto, o BMW Série 8 servirá efetivamente de substituto do Série 6 – assumindo-se como um dos porta-estandartes da marca alemã.

O novo modelo tem chegada agendada para 2018 e estão previstas, além do coupé, uma carroçaria descapotável e um Gran Coupé de quatro portas.

VÍDEO: Quem disse que o BMW Série 6 não é um carro de ralis?

O teaser revela pouco, focando apenas os traços principais do modelo. Ainda assim permite apreciar o contorno geral da carroçaria bastante fluído, um ombro traseiro musculado, spoiler traseiro pronunciado, as assinaturas lumínicas tanto à frente como atrás, e claro… o inevitável Hofmeister kink (a curva na base da coluna C que é comum a todos os modelos da BMW).

De resto, pouco ou nada sabemos. Mas é natural assumir que o novo Série 8 ao recorrer à plataforma CLAR, já presente no Série 7 e Série 5, partilhe com estes modelos a maioria das motorizações e equipamentos – onde se inclui um nobre motor V12.

O destaque, no entanto, será a chegada do M8. Previsto para 2019, especula-se que recorra a uma versão com mais «vitaminada» do 4.4 litros V8 biturbo presente no BMW M5.

Já se passaram quase 30 anos desde o lançamento da primeira geração do BMW Série 8. Conhece todos os detalhes do BMW Série 8 «original» neste artigo.