Notícias Já é oficial. Novo BMW M5 (F90) com 600 cv de potência

Antevisão

Já é oficial. Novo BMW M5 (F90) com 600 cv de potência

Custou mas já saíram. Depois de vários rumores, «leaks» e imagens espia, são agora conhecidos os primeiros pormenores e imagens oficiais da versão mais hardcore do BMW Série 5.

Sete meses passaram desde a apresentação da sétima geração do BMW Série 5 (G30). Entre várias novidades a nível estético e um leque renovado de motorizações, a BMW prometia uma dinâmica de condução superior em relação ao modelo que agora cessa funções.

A NÃO PERDER: As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: BMW M5 Touring (E61)

Por esse motivo, a variante desportiva BMW M5 (que está a ser testada no Nürburgring há vários meses) é aquela que desperta mais curiosidade, ainda para mais quando a marca bávara a descreve como “a berlina de alta-performance mais entusiasmante e apaixonante alguma vez criada pela BMW M”.

Vamos aos números?

Conhecidos os valores oficiais, pode dizer-se que o novo BMW M5 não deixa os créditos em mãos alheias. Sem surpresa, o desportivo alemão está equipado com um motor 4.4 V8 TwinPower Turbo – acoplado a uma caixa M Steptronic de oito velocidades – que debita 600 cv de potência e 700 Nm de binário.

A BMW recorre a um sistema M xDrive especialmente desenhado para o M5 (F90), com três modos de condução – 2WD, 4WD e 4WD Sport – sendo que, por defeito, a potência é transmitida ao eixo traseiro. O «patrão» da BMW M, Frank van Meel, garante que esta solução garante que o novo M5 tenha “toda a agilidade e precisão de um modelo de tração traseira com o equilíbrio de um modelo de tração integral”.

Quanto ao diferencial Active M, responsável por distribuir a potência entre as rodas traseiras, a BMW promete mais tração e estabilidade numa condução desportiva.

A BMW diz que o novo M5 (F90) será capaz de acelerar dos 0-100 km/h em menos de 3.5 segundos.

Já em termos estéticos, a BMW mostra-nos apenas uma versão camuflada do desportivo, com a   apresentação deste novo modelo  agenda para   o Salão de Frankfurt. Ainda assim, já é possível ver as quatro saídas de escape e os novos para-choques traseiros e dianteiros, que vão receber o habitual «tratamento» da divisão M da BMW.

O novo BMW M5 (F90) vai chegar aos mercados europeus no início do próximo ano, com preços ainda por revelar.

Sabe esta resposta?
Quanto tempo demora o BMW M550d xDrive Touring a cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW M550d xDrive Touring: quatro turbos, 400 cv de potência