Notícias Novo BMW Série 5 com 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP

Segurança

Novo BMW Série 5 com 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP

O BMW Série 5 e o Fiat Doblò foram as mais recentes vítimas dos testes de segurança ativa e passiva do Euro NCAP, com resultados distintos para ambos os modelos.

BMW Série 5 G30 Euro NCAP

Apresentado no final do ano passado, chegou a vez do novo BMW Série 5 ser submetido aos testes de segurança do Euro NCAP, organização independente responsável por avaliar a segurança dos novos modelos do mercado europeu.

A berlina alemã – que nesta geração estreou uma nova plataforma – conseguiu uma boa performance em todas as quatro categorias em análise (adultos, crianças, pedestres e assistência à segurança). Para a classificação máxima contribuiu o sistema de travagem automática, que se mostrou eficaz a evitar colisões mesmo sem a intervenção do condutor, e o sistema de elevação do capot em caso de colisão.

AUTOPÉDIA: Porque é que os «crash tests» são realizados a 64 km/h?

Longe da classificação máxima ficou o Fiat Doblò. A atual geração, lançada em 2010, foi atualizada em 2015, onde recebeu uma nova frente e atualizações ao nível dos equipamentos de segurança, razão mais que suficiente para testar o comercial e MPV.

Atualizações essas que não terão chegado para conseguir mais que as três estrelas nos testes Euro NCAP. De acordo com Michiel van Ratingen, secretário geral do Euro NCAP, este resultado é indicativo da idade já avançada da plataforma, que deriva da usada no Fiat Punto (2005), o que deixa o Fiat Doblò atrás da concorrência.